HC de Botucatu produz documentário inédito sobre o cotidiano de combate a COVID-19

Vídeo reúne relatos surpreendentes sobre a força-tarefa dos profissionais de saúde para atender vítimas da doença

sex, 12/02/2021 - 11h21 | Do Portal do Governo

A rotina dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital das Clínicas de Botucatu, da Secretaria de Estado da Saúde, agora está registrada no documentário “Pandemia: um registro pelos olhos do HCFMB” (veja link abaixo).

Disponibilizado no canal oficial da unidade no YouTube, o filme exibe imagens do dia a dia das equipes de saúde no atendimento a pacientes com COVID-19, revelando os bastidores da batalha contra uma das maiores pandemias já enfrentadas no Brasil.

As filmagens exibem o trabalho árduo dos profissionais dentro das alas de UTI e enfermaria exclusivas para pacientes com a doença e toda a rotina para de tratamento e acolhimento, incluindo a colocação de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), as visitas nos leitos (conhecidas como ‘rondas’) para checagem do estado de saúde do paciente e atualização à família, além da humanização e diálogo entre médicos e enfermeiros com os internados.

“Este documentário demonstra tudo o que sentimos e consegue mostrar o aspecto humano da luta contra o coronavírus, expondo todas as fragilidades e limites dos nossos profissionais, que se arriscam diariamente lutando pela vida dos pacientes. É uma forma de homenagear e reiterar nosso respeito e admiração a toda a equipe neste momento tão importante”, declara o superintendente do Hospital das Clínicas de Botucatu, André Balbi.

O HC Botucatu foi reconhecido como referência para o tratamento de casos graves de coronavírus logo no início da pandemia e já atendeu 1.063 pacientes com a doença até a última segunda-feira (8).

“Tivemos que nos planejar e nos readequar, em termos de estrutura e de equipes da saúde, para podermos enfrentar uma doença até então desconhecida. Nossa união foi uma peça fundamental para atender estes casos. No final, a missão é nunca deixar um paciente sem assistência e contar com profissionais que se importam”, explica Balbi.

Assista: