Carreta Mulheres de Peito estaciona em Santo Anastácio

Serviço-móvel que realiza mamografias gratuitamente fica na cidade até 11 de outubro; público-alvo são mulheres entre 50 e 69 anos

ter, 24/09/2019 - 14h51 | Do Portal do Governo

A carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, começou, na segunda-feira (23), a prestar atendimento em Santo Anastácio. A unidade fica até 11 de outubro, realizando mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

O atendimento é destinado ao público geral daquela faixa etária, mas também atende mulheres mais jovens. Neste, no entendo, é obrigatório levar o pedido médico (que pode ser emitido por profissional da rede pública ou particular), além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O veículo oferece exames de mamografia de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento e impedir a evolução da doença.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

serviço

Carreta Mulheres de Peito em Santo Anastácio
Data: até 11 de outubro
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados
Local: Rua Engenheiro Maylaski, 75 – Centro (entre a Praça Dr. Luiz Ramos e Silva e a Rua Dr. Costa Manso, em frente ao Hospital de Caridade Anita Costa)