Código de Defesa do Consumidor é um marco na busca por direitos

Instituído e redigido em 1990 pelo então deputado federal Geraldo Alckmin, CDC se tornou emblemático na defesa do consumidor no Brasil

qua, 15/03/2017 - 12h05 | Do Portal do Governo

Com a retomada da democracia no Brasil, na década de 80, a sociedade civil passou a clamar por respeito e por leis que protegessem o consumidor de possíveis abusos de empresas e fabricantes. Para suprimir esses anseios, a Constituição de 1988 determinou que fosse criado, em 120 dias, um Código de Defesa do Consumidor.

O Código foi instituído em 1990, redigido também pelo então deputado federal Geraldo Alckmin, e se tornou um grande marco na história da defesa do consumidor no Brasil. O CDC estabeleceu direitos do cidadão e deveres dos fornecedores de produtos e serviços no país, além de estabelecer padrões de conduta, prazos e penalidades em casos de desrespeito às leis.

No Brasil, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) é o ente público pioneiro na defesa do consumidor, considerado sinônimo de respeito na proteção dos direitos do cidadão. A missão do órgão é planejar, coordenar e executar a política estadual de proteção e defesa do consumidor em São Paulo.

Neste Dia do Consumidor (15/03), conheça mais sobre o trabalho realizado pelo Procon-SP.

Fique por dentro:

– Código de Defesa do Consumidor tem diretrizes sobre a publicidade enganosa ou abusiva;

– Você pode adiantar o pagamento total ou parcial de uma dívida e ter o direito a redução proporcional dos juros e outros acréscimos;

– Não existe valor mínimo para compra com cartão;

– Não é obrigatório a contratação de seguro no cartão de crédito;

– Os bancos devem oferecer talão de cheque ou cartão na conta de forma gratuita.

Baixe aqui o Código de Defesa do Consumidor.