Governo oferece atendimento psicológico para familiares de vítimas em Taguaí

Profissionais farão plantões no Instituto Médico Legal de Avaré para acolher as famílias e, depois, encaminhá-las para a rede municipal

qua, 25/11/2020 - 16h48 | Do Portal do Governo

A equipe técnica do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, prestará atendimento psicológico e social aos familiares das vítimas do acidente ocorrido nesta quarta-feira (25), na rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho, entre Taguaí e Taquarituba, na região de Avaré.

Os profissionais farão plantões no Instituto Médico Legal (IML) de Avaré para acolher as famílias das vítimas e, posteriormente, encaminhá-las para a rede de serviço municipal.

Os plantões de atendimentos se estenderão durante o tempo que for necessário. O coordenador do CRAVI, Bruno Fedri, entrou em contato com o coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Walter Nyakas Jr., com o secretário de Saúde do Município de Itai, Luis Gustavo, e com o diretor do IML de Avaré, dr. José Carlos, para estabelecer o fluxo de atendimento com a rede do município.

Doação de Sangue

A Secretaria também está convocando a população para doação de sangue no Hemocentro de Botucatu para reforçar os estoques dos serviços de saúde, que devem receber as vítimas do acidente. A pasta também está pedindo apoio de Bombeiros, Policiais Militares e do Exército para que doem. O abastecimento está em estado crítico, portanto doadores de todos os tipos sanguíneos podem doar e ajudar a salvar vidas.

O principal apelo é para os tipos O+ e O-, especialmente este último por ser considerado doador universal (pode ser doado para pessoas de qualquer outro tipo sanguíneo). Pacientes dos tipos AB+ podem receber sangue de qualquer tipo.

O Hemocentro recebe doadores com agendamento prévio, para garantir a segurança da população e profissionais, evitando aglomerações. Funciona de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e os WhatsApps (14) 99624-7055 e (14) 99631-5650.

O Hemocentro de Botucatu é o serviço de referência técnica na área de hemoterapia, sendo responsável por garantir a manutenção dos estoques de hemocomponentes para sua região de abrangência.

Critérios para doar sangue:

· Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);
· Estar com a saúde em dia;
· Pesar, no mínimo, 50 kg;
· Apresentar um documento original, com foto;
· Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.