Unidades da rede de ensino preparam estudantes de acordo com projeto de vida

Na escola de Ensino Integral Milton da Silva Rodrigues eletiva sobre finanças promove contato com Bolsa de valores

ter, 31/07/2018 - 13h17 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo oferece por meio da Secretaria de Estado da Educação o Programa de Ensino Integral (PEI), ou simplesmente o Novo Modelo de Escola de Tempo Integral. São 308 escolas com jornada de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias, eles contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.

Na Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues os alunos aprendem, entre outros temas, a planejar o futuro. Por lá acontece a eletiva “Educação Financeira – Sonhar Não Custa Nada”.

Os estudantes desenvolvem mecanismos para auxiliar na organização e controle dos gastos domésticos e do dia a dia. “Eles aprendem como trabalhar com a planilha do Excel, calcular juros, como ajudar a família a economizar para a realização de um sonho, como uma viagem ou a formatura do Ensino Médio, por exemplo”, explicou a professora de matemática e da eletiva, Marilene Magalhães Chichette.

A aluna Ana Luisa Lima Miyamoto abriu uma conta poupança e passou a economizar para realizar um sonho. “As aulas mudaram a minha percepção das coisas, se antes eu gastava todo o dinheiro que eu tinha quando ia ao cinema, por exemplo, hoje vou guardando um pouco por mês na conta que os professores me ajudaram a abrir. Isso vai de encontro ao meu projeto de vida, que é fazer um intercâmbio para o Canadá”, contou.

A escola fez uma parceria com a Caixa Econômica Federal do bairro. Os alunos foram incentivados a abrirem uma poupança no banco e depositar todo o dinheiro que conseguissem juntar durante o mês. Em outro momento, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Bolsa de Valores de São Paulo e conferiram as operações feitas no local.

De acordo com o coordenador da escola, Mario Aparecido Peres Lavorente, os alunos contribuem para a melhor qualidade de vida de toda a sua família. “Eles levam para casa o que aprendem aqui, eles criam planilhas de consumo para os pais e passam a economizar em coisas simples do dia a dia, como apagar a luz ao deixar um cômodo da casa, passar menos tempo no banho. Os estudantes passaram a enxergar o consumo de outra maneira”, disse.

Durante o curso semestral, os participantes conversam sobre o que é necessário e o que é supérfluo, aprendem a avaliar qual é o melhor momento e melhor modalidade para realizar uma compra específica e ainda desenvolvem planilhas que auxiliam a ter controle dos gastos cotidianos.

O aluno Gustavo de Jesus decidiu fazer parte da eletiva e quer colher lá na frente os frutos do seu esforço. “Eu quero saber como administrar meu dinheiro, e ter o conhecimento de controle de gastos e Excel vai ser bom pro meu currículo”, completou.

“Como o nome da eletiva diz: sonhar não custa nada. Mas, para alcançar esses sonhos, temos que usar a matemática financeira”, brincou a professora Marilene.