Em menos de um mês, curso EAD de Felicidade tem mais de 1300 inscritos

A disciplina gratuita é oferecida pelo Centro Paula Souza e todas as pessoas interessadas podem se inscrever pelo site

qui, 26/07/2018 - 21h07 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza é referência em educação. Uma das diversas formas de aprendizagem na instituição está representada nos cursos livres com duração de 6 a 30 horas na modalidade Mooc (Massive Open On line Course – sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo). O mais recente é o da Felicidade, que em 26 dias já contabiliza mais de 1300 inscrições. Os interessados podem clicar nesse link e fazer a inscrição.

O curso foi inspirado em um dos grandes expoentes dessa área, o professor israelense Talben Sahar, num trabalho que ele faz na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ele oferece um curso de realização pessoal aos alunos. E o interessante é que em pouco tempo de existência, o curso acabou sendo um dos mais concorridos da instituição, pois proporcionava um alto índice de satisfação dos estudantes. Os estudantes atribuíam ao curso o poder de mudar a vida deles, de realmente deixar a vida deles mais feliz.

“E por isso, nós do Centro Paula Souza, elaboramos uma versão desse curso, mas de acordo com a nossa realidade. Com o objetivo de estimular as pessoas a refletirem sobre a vida, a buscar caminhos que tragam a felicidade”, conta o professor Rogério Teixeira, que é diretor do Grupo de Estudo de Educação a Distância do Centro Paula Souza.

E para encontrar a tão procurada felicidade, o curso da Felicidade, nome popular para a temática da psicologia positiva, tem duração de 12 horas, é 100% on-line e aborda temas como bem-estar, como a vida plena, relacionamentos, relacionamentos afetivos, equilíbrio, valores pessoais.

“Fala também sobre a carreira e como ser mais feliz profissionalmente, fala sobre o bem que o altruísmo nos traz. Além disso tudo, também procura falar sobre a própria ciência da felicidade através da psicologia positiva”, explica Rogerio Teixeira.

No ar desde o dia 1º de julho, o curso deu um salto de 239 inscrições na última terça-feira (24), para mais de 1300 no dia 26 de julho, quando foi feito o levantamento mais recente até a finalização desse texto. Um sucesso! “Nós ficamos entusiasmados, pois se trata de uma edição comemorativa. Nós chegamos na marca dos 115 mil inscritos em todos os cursos on-line e decidimos criar algo para comemorar. E trabalhar com um tema diferente como esse fez tem sido muito gratificante para todos nós, ainda mais com esse sucesso”, vibra Welington Luis Sachetti, professor do Centro Paula Souza e responsável pelo projeto.

Welington entende que “esse curso é aberto para todas as pessoas que querem ressignificar o olhar sobre a sua vida pessoal. Fala de gratidão, altruísmo, empatia, temas muito caros nos dias de hoje. E é importante trabalhar com isso para valorizar a comunhão entre as pessoas”, finaliza o professor.

Ao todo, o Centro Paula Souza oferece oito opções de curso: AutoCAD, Canvas, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mercado de Trabalho e Vendas. Para começar a estudar, o interessado precisa apenas criar login e senha no ambiente virtual disponível na página de cursos livres a distância.

Ensino Médio EJA na modalidade a distância

O Centro Paula Souza também oferece a ensino a distância para quem deseja terminar o Ensino Médio, na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. A opção é destinada às pessoas que não terminaram seus estudos na idade adequada e desejam uma alternativa prática para obter certificação e poder ingressar em um curso técnico ou no Ensino Superior.

O curso é on-line e tem duração de três semestres. O estudante faz sua própria rotina de estudos, de modo autoinstrucional, tendo à sua disposição um ambiente virtual de aprendizagem na internet, com roteiros de estudos, livros digitalizados, videoaulas e exercícios.

Rede estadual paulista

Na rede estadual paulista de Educação também existe uma modalidade de estudo a distância. Trata-se do CEEJA – Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, vinculado à Secretaria de Estado da Educação, que oferece carga horária flexível e dá oportunidade a alunos com mais de 18 anos que querem retornar à sala de aula. Essa é uma ótima alternativa para quem quer, por exemplo, se recolocar no mercado de trabalho.

Neste modelo, o aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula e é orientado a criar um plano de estudos. As aulas são à distância, mas sempre que sentir necessidade o estudante pode recorrer ao Centro para tirar dúvidas presenciais com professores.

O curso oferecido pelo CEEJA tem demanda de presença flexível para o aluno, com atendimento individualizado para orientação de estudo e realização das avaliações parciais e final.

Em Osasco, a unidade do CEEJA já recebeu mais de 400 matrículas desde o começo do ano, sendo a maioria feita por mulheres. Para a professora de Geografia Rosa Maria dos Santos Silva, essa procura se deve a necessidade de independência financeira e autonomia.

Segundo Rosa, “esse é um dos trabalhos mais gratificantes que um professor pode ter. Ajudar essas mulheres a resgatarem sua autoestima e buscarem novas formas de voltar ao mercado me fez notar a força que temos”, acredita.

Maria das Graças, uma experiente cozinheira, retornou às salas de aula para tentar uma chance de promoção. Mesmo há anos na profissão, a falta de escolaridade tem atrapalhado seu crescimento no trabalho. A estudante entende que para o mercado de trabalho, não importa muito o quanto o profissional é experiente, os patrões querem o conhecimento que só vem da sala de aula. “A flexibilidade do CEEJA é ideal para quem precisa trabalhar e estudar”, afirma.

Ao se matricular no CEEJA, o aluno também recebe gratuitamente o material “EJA Mundo do Trabalho”. A cartilha explora conteúdos relativos à compreensão da evolução do trabalho na história, além de aspectos que auxiliam os estudantes na busca de um primeiro ou de um novo emprego.