Em Campinas, Secretário participa de vacinação de profissionais da educação

Mais de 70 mil trabalhadores da educação já foram imunizados até esta segunda-feira (12)

ter, 13/04/2021 - 12h19 | Do Portal do Governo

Depois de acompanhar a vacinação dos profissionais contra COVID-19 na Zona Leste de São Paulo, pela manhã desta segunda-feira (12), o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, esteve no Círculo Militar de Campinas, no Interior de SP.  

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus 

A ação foi iniciada no sábado (10) e vai imunizar nesta etapa inicial secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários com mais de 47 anos de idade.  

No total, a campanha quer imunizar 350 mil profissionais das redes pública e privada. Um balanço preliminar da Secretaria Estadual da Saúde aponta que 70,3 mil trabalhadores foram imunizados até esta segunda-feira (12).  

“É muito emocionante acompanhar o início do processo da vacinação da Educação. O Governo de São Paulo, ao priorizar e iniciar efetivamente a vacinação da nossa categoria, mostra que a educação é, de fato, atividade essencial. E o foco de tudo isso é recuperar o quanto antes a aprendizagem dos nossos estudantes, que estão sofrendo perdas gigantescas”, afirma o secretário Rossieli Soares. 

Em Campinas foram vacinadas, Claudia Fernandes Ganzella, diretora do Ceeja Paulo Decourt; Maria Inês Faria Ribeiro, diretora da EE Prof. Ary Monteiro Galvão; Maria Rachel do Nascimento, professora coordenadora do Ceeja Paulo Decourt; Sérgio Roberto Bertoli, supervisor de ensino da Campinas Leste; e Maria Claudia Maia, supervisor de ensino da Campinas Leste. 

“É muito emocionante poder ser vacinada porque não imaginávamos que seria agora. Quando vi a notícia de que seria antecipado para nós, profissionais da educação, fiquei muito feliz. Torcendo para que a vacina chegue logo para todos”, afirma Maria Inês Faria Ribeiro, de 60 anos, diretora da Escola Estadual Professor Ary Monteiro Galvão, em Campinas.  

Outra profissional imunizada foi a diretora Mara Cristina Spalletta Cyrino, de 52 anos, da Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga da Costa. 

“Tomar a vacina hoje foi um momento de muito alívio. Os cuidados com todos os protocolos seguem porque é importante que 70% da população esteja vacinada, mas ficamos mais tranquilas porque lidamos com muita gente. O fluxo de atendimento é muito intenso, e ficamos expostos, por isso foi uma dádiva receber a vacina”, diz Mara Cristina. 

Cerca de que 51,45% do total de servidores da rede estadual de Campinas tem mais de 47 anos e estão aptos à imunização nesta primeira fase da vacinação.  

Escolas só retornam na próxima semana 

Em Campinas, um decreto municipal autorizou a retomada das atividades presenciais nas escolas estaduais somente na próxima semana. A rede estadual pode voltar a partir do dia 19 de abril; e as municipais no dia 26 de abril.  

As unidades poderão atender o limite máximo de 35% dos alunos por dia, além de obedecer a todos os demais protocolos de segurança sanitária previstos no Plano São Paulo.