Conheça os dados de 2021 dos alunos da rede estadual de São Paulo

Em números as escolas estaduais do estado atendem toda população do Uruguai, 3,5 milhões de pessoas

sex, 13/08/2021 - 10h37 | Do Portal do Governo

Se a rede estadual de ensino de São Paulo fosse um país a sua população fosse composta pelos estudantes esta nação fictícia seria semelhante à do Uruguai com 3,5 milhões de pessoas.

“Os estudantes são o coração da Educação e das escolas. Eles são os agentes transformadores do futuro, por isso tudo que fazemos dentro da Secretaria – ações, programas e projetos – temos que considerar como o nosso aluno será afetado e qual será o seu benefício” afirma o secretário estadual da Educação Rossieli Soares.

Para atender a todos esses “cidadãos” são necessárias mais de 5,4 mil escolas espalhadas por todo o estado. Neste ‘Dia do Estudante’ confira algumas curiosidades sobre o perfil dos alunos:

– Dos 3,5 milhões: 2 milhões são do ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e quase 1,5 milhão do ensino médio;

– Destes, mais de 230 mil são jovens e adultos matriculados em cursos de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA);

– Mais de 40 mil alunos fazem cursos de idiomas em 180 unidades do Centro Estudo de Línguas (CEL);

– O estudante mais velho da rede estadual na Diretoria de Ensino (DE) de Caieiras e possui 87 anos;

– Porém a média geral de idade é de 14 anos;

– A capital, composta por 13 DEs, possui o maior número de estudantes por região: mais de 970 mil;

– Já Barretos é a menor região em número de alunos com quase 17 mil;

– São Paulo possui 1,5 mil alunos que estudam em escolas localizadas em aldeias indígenas;

– Há 18 mil alunos estudando em escolas dentro de unidades prisionais em todo o estado;

– Mais de 3 mil jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Casa estudam nas escolas estaduais que funcionam dentro das unidades.

“Ser estudante é um processo muito especial, pois é a certeza de não desistir dos sonhos, sabendo que poderá transformar a vida por meio da Educação! Neste período tão desafiador da pandemia, ser estudante se tornou ainda mais importante para seguir sempre em frente”, ressaltou Rossieli.