Educação: alunos debatem protagonismo juvenil com Secretário

Encontro de Diretores e Planejamento, em Águas de Lindoia (SP), promove diálogo entre estudantes, diretores e Secretaria da Educação

qua, 27/02/2019 - 18h42 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (27) acontece o segundo e último dia do Encontro de Diretores e Planejamento 2019, em Águas de Lindoia (SP). Na ocasião, não apenas os gestores, mas também os alunos da rede estadual, puderam contribuir com opiniões.

Eles tiveram a oportunidade de debater diretamente com Rossieli Soares, secretário estadual de educação, importantes assuntos, tais como as diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o protagonismo juvenil, novas oportunidades para os jovens e o incentivo às inovações tecnológicas, entre outros temas.

Aluna do segundo ano da Escola Estadual Culto à Ciência, Ana Júlia Ribeiro, 15 anos, aprovou a dinâmica e a oportunidade de estar com outros colegas. “Fiquei muito feliz pelo convite e de compartilhar as ideias com outras escolas de outras regiões. Foi muito importante o debate para a gente crescer em conjunto, com alunos, professores, gestão escolar, dirigentes, secretário, todo mundo junto”.

Na oportunidade, Rossieli esclareceu questões sobre oferta de ensino técnico e mudanças para o Ensino Médio, incentivo ao intercâmbio, itinerários formativos, gestão democrática, entre outras questões. Além das EE Culto à Ciência, também participaram os alunos das escolas estaduais Conde do Pinhal, Vicente Rizzo e Caramuru.

Após o momento com os alunos, foi a vez de quatro diretores comentarem as conclusões dos temas propostos e debatidos nos dois dias de encontro. Foram levantadas quatro temáticas: Aprendizagem e intervenção pedagógica no Ensino Médio; Evasão e abandono no Ensino Médio; Acompanhamento e recuperação; e Gestão de pessoas e clima escolar.

Aplaudidos de pé, os diretores resumiram os desafios e as oportunidades vivenciadas na rede estadual, a exemplo da melhoria da aprendizagem, valorização profissional, violência nas escolas, entre outros temas.

Rossieli fez o encerramento dos trabalhos agradecendo e ressaltando o importante papel dos diretores para a transformação da educação estadual.

“A Secretaria de Educação não tem significado se não for por cada escola, cada diretor de escola, cada professor e, especialmente, por cada aluno que nós temos em nossas mãos. Nós representamos, apenas neste encontro, um oitavo de todos os alunos do ensino médio do Brasil e isso nos coloca um desafio e uma responsabilidade muito grande sobre o futuro desses jovens. Se a gente está falando se transformação da educação nós temos um peso que ninguém pode tirar”, afirmou.