Fórum online do Centro Paula Souza discute práticas de ensino para indústria 4.0

Evento online tratará de desafios de conectividade e digitalização, com exemplos de empresas que já implantaram sistemas automatizados

qua, 19/05/2021 - 11h34 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (19), às 16 horas, o Centro Paula Souza (CPS) realiza o Fórum de Práticas Educativas de Formação Profissional para a Indústria 4.0.

O webinar tem como público-alvo professores de cursos na área de Controle e Processos Industriais das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além de demais interessados em discutir as melhores maneiras de trabalhar o tema em sala de aula. O encontro será transmitido pelo canal da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) no Youtube.

A quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais, aprimorando os processos e a produtividade.

A programação tratará de desafios de conectividade e digitalização, com exemplos de empresas que já implantaram sistemas automatizados em suas matrizes.

Participam o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Exsto Tecnologia, José Domingos Adriano; o coordenador de operações Didactic da Festo Brasil, Oscar Isayama; o gerente de Marketing da Mitsubishi Electric, Hélio Sugimura; o diretor-executivo do Instituto Avançado de Robótica, Rogério Vitalli; e o professor da Etec Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim, Ederson da Silva.