Alunos da rede estadual têm até hoje para manifestar interesse em chip com internet

Prioridade são estudantes mais vulneráveis; beneficiados terão de acessar o CMSP e vão contar com acompanhamento pedagógico

sex, 26/02/2021 - 8h09 | Do Portal do Governo

Estudantes da rede estadual têm até esta sexta-feira (26) para demonstrar interesse em receber o chip com 3GB de internet. Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio das escolas regulares (incluindo EEI – Indígena, Quilombo, Área de Assentamento e alunos do noturno regular das PEIs). No total, são 500 mil chips disponíveis. 

A prioridade do programa são os estudantes mais vulneráveis, e que por isso podem apresentar vínculos mais frágeis com escola, maiores déficits de aprendizagem e maior risco de evadirem.  

“Também é uma iniciativa de resgate educacional, para que os alunos tenham acesso a ferramentas que ajudem a manter o ritmo dos estudos com desafios educacionais especialmente preparados”, afirma o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares.  

Os alunos que receberem o chip terão de acessar os conteúdos do Centro de Mídias de São Paulo e de outras plataformas durante até 1h45 por dia, caso sejam do período diurno, e durante até 1h15, se forem do noturno. Eles também serão orientados pedagogicamente por um professor duas vezes por semana via chat do CMSP. Todos serão acompanhados por um professor orientador. 

Além do uso do chip para o ensino remoto, com um grupo de colegas, os estudantes podem utilizar a ferramenta para projetos de grupos de estudos da iniciativa de ensino híbrido. Caso todas as etapas do programa sejam cumpridas, cada grupo receberá R$300 para serem utilizados na unidade escolar para tirar projetos do papel. 

Como confirmar interesse 

A manifestação deve ser realizada na Secretaria Escolar Digital – SED, na aba Manifestação de Interesse dos Alunos ao Chip. 

É preciso acessar com login e senha no site: sed.educacao.sp.gov.br. 

Aluno > Questionário – Chips de Internet > Responder > Leia as instruções e responda às três questões > Clique em Salvar 

Orientação de estudos na iniciativa de ensino híbrido 

A orientação de estudos será inserida na rede estadual com alunos do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. A iniciativa contempla a expansão de carga horária e diversificação da oferta, por meio da utilização de metodologias híbridas de ensino, orientação semanal de estudos em grupos menores com professores da rede e distribuição de chips com dados móveis.  

Essa ação congrega dois objetivos principais: a recuperação e aprofundamento da aprendizagem, bem como o fortalecimento dos vínculos dos alunos às suas escolas. 

A estratégia será realizada por mecanismo de adesão voluntária, tanto por parte de professores, como de alunos e terá como público-alvo prioritário os estudantes vulneráveis da rede tanto de escolas regulares do período diurno quanto noturno, por se tratar de uma ação com foco na redução das desigualdades.  

A orientação de estudos realizada por professores da rede será articulada com a realização de trilhas formativas online, com conteúdos do Centro de Mídias e plataformas de aprendizagem parceiras.