Alunos da rede estadual desenvolvem aplicativos que facilitam a aprendizagem

Durante o Mês da Educação, no portal do Governo os internautas conhecerão projetos de sucesso desenvolvidos nas unidades escolares

seg, 23/07/2018 - 9h12 | Do Portal do Governo

Julho é lembrado como o mês da Educação. Isso porque a Lei nº 1.484, de 5 de dezembro de 1951, normatiza os primeiros sete dias como a Semana da Educação. Por conta dessa efeméride, você vai conhecer alguns projetos desenvolvidos pelos estudantes, professores e diretores da rede estadual paulista de ensino. Os cases de sucesso foram desenvolvidos nas unidades escolares pertencentes à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

O ano de 2017 foi marcante para a inclusão de recursos tecnológicos no ensino da rede estadual de educação de São Paulo. Iniciativas do Governo do Estado contribuíram inclusive para a criação de aplicativos por alunos e professores com o objetivo de tornar o ensino mais atrativo e abordar os conteúdos de maneira mais atual. Além de ser algo presente no dia a dia do jovem, os Apps trazem informações e funcionalidades que agregam benefício para o processo de ensino-aprendizagem.

A liberação do uso do celular nas escolas com finalidades pedagógicas e o anúncio da implantação de wi-fi nas 5 mil unidades da rede até o fim de 2018 oferecem as condições necessárias para que o uso da tecnologia em sala de aula seja uma realidade em todo o Estado.

O Concurso “Desafios Sustentáveis” que visa sensibilizar os alunos a pensarem formas de promover a preservação dos biomas do Estado de São Paulo também promoveu a criação de Apps pelos alunos. O projeto vencedor, criado por um estudante de Itápolis, pode ser usado para catalogar espécies de mamíferos e ainda mostra a previsão do tempo atualizada a cada segundo.

Em uma iniciativa do Grêmio Estudantil da escola Professora Suzana Ribeiro Sandoval, o aluno do 5º ano, Artur Rafacho, criou um aplicativo para incentivar os colegas a terem uma alimentação mais saudável e reativar o uso da horta da unidade. A ferramenta disponibiliza informações nutricionais sobre cada alimento, mostra o que está sendo plantado e, também, o período correto para fazer a colheita.

Segundo ele, o principal objetivo com a criação do aplicativo foi atingido. “Depois que começamos a usar a ferramenta voltamos a plantar e colher os alimentos com mais frequência na horta, e hoje consumimos tudo o que é plantado”, explica Arthur.

Outro projeto foi criado por professores da escola Professor Astrogildo Silva. Gustavo Orssati e Bruno de Oliveira desenvolveram um aplicativo para reunir todos os blogs que os docentes utilizavam para postar material complementar às aulas.

Após um ano disponível para download, o App hospeda blogs de matemática, geografia, história, xadrez e ainda os jornais da escola e do Grêmio Estudantil. “Fazemos com que o conteúdo multimídia da disciplina chegue mais fácil aos alunos”, explica Gustavo, um dos idealizadores do projeto.

Professor Youtuber

E quando um professor decide usar a tecnologia para aumentar o aproveitamento dos alunos na disciplina em que é responsável? Bom, muitas coisas podem surgir, uma delas é o talento para ser youtuber. Foi o que aconteceu com o matemático Pedro Real Neto, que criou o canal ‘Pô, Bicho!”. Ali, alunos e professor se entendem na linguagem super jovem que reflete ótimos resultados em sala de aula.

Como o nome do canal já diz, é um espaço reservado para o ensino e trocas de informações a respeito da disciplina que Pedro Real leciona, a Matemática. “O canal teve iniciou quando eu percebi a necessidade dos alunos em procurar coisas na internet. Eles são muito latentes em relação à internet, essa nova tecnologia. Então, esse é mais um caminho deles encontrarem aprendizagem”, explica o educador.

O aluno Matheus Aurélio Oliveira de Carvalho, da E.E. Santos Amaro da Cruz, lembra que “quando ele [o professor] chegou com esse novo método de estudo eu pensei ‘esse professor deve estar viajando’. Aí, depois que a gente viu que dava certo a atividade eu me interessei mais sobre o novo método de estudo”, afirma.

Com o canal no Youtube, Pedro pode disponibilizar conteúdos que serão futuramente trabalhados em sala de aula, os estudantes assistem o canal, entendem a matéria e a matemática, que antes era algo difícil para a grande maioria, começa a ser mais facilmente compreendida. “E, durante todo o ano letivo, o ganho é enorme. Quando o aluno vem com o conteúdo pré-estudado sobra mais tempo. Dá pra gente explorar mais assuntos”, conclui o matemático.