Museu da Imigração promove oficinas online e ação presencial

Conservação, artesanato e mensagem para o futuro pautarão programação da segunda quinzena de dezembro

seg, 14/12/2020 - 19h45 | Do Portal do Governo

No ano em que reformulou parte de sua dinâmica para oferecer programações especiais, incluindo o ambiente digital no planejamento, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo –, finalizará o mês de dezembro com oficinas gratuitas e à distância e ação presencial relacionada à instalação “Respiro”.

Na primeira atividade do período, “Como conservar documentos de família”, agendada para o dia 15 (terça-feira), às 15h, a responsável pelo arquivo institucional no MI, Letícia Brito de Sá, apresentará informações sobre a preservação correta de fotografias e itens de acervos pessoais. A aula, destinada para faixa etária a partir de 16 anos, acontecerá no Zoom, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever antecipadamente

Em convergência com a instalação “Respiro”, a ação “Cápsula do tempo” convidará o público, a partir do dia 16 (quarta-feira), a escrever uma mensagem para o seu “eu do futuro”, compartilhando pensamentos do momento de vida atual e como imagina o planeta (e a si mesmo) daqui em diante. O endereço virtual para preencher o formulário poderá ser acessado por meio de um QR Code disponível no banner próximo à instalação. As reflexões registradas serão enviadas, daqui a dez meses, para a residência ou e-mail de cada visitante que participou da proposta.

Já no dia 17 (quinta-feira), serão discutidos os parâmetros de cuidados preventivos para montagem de curadorias em museus na oficina “Conservação em exposições”, que também acontecerá no Zoom, às 15h, em conjunto o SISEM-SP. Composta por abordagens teóricas e exemplos práticos, a atividade, voltada para estudantes e profissionais de equipamentos culturais acima de 16 anos, terá a presença da responsável pela conservação do acervo do Museu da Imigração, Camilla Ayla, e da integrante do Núcleo de Comunicação Museológica dessa instituição, Cecília Gonçalves. Para participar, é necessário se inscrever previamente, sendo que as vagas são limitadas.

Para finalizar o cronograma, a última edição do ano da oficina de artesanato “Ponto a Ponto” ensinará o passo a passo do cachepô de crochê, no dia 19 (sábado), às 15h, novamente para uma turma fechada no Zoom. Os educadores Juliana Barros e Luiz Gregório ministrarão a atividade, que resultará em um excelente presente feito à mão para este Natal. As vagas também são limitadas e as inscrições devem ser realizadas até o dia 18 (sexta-feira), às 17h.

 

Serviço

Oficina “Como conservar documentos de família”

Data: 15 de dezembro

Horário: 15h

Plataforma: Zoom Inscreva-se

 

Ação “Cápsula do tempo”

Data: a partir de 16 de dezembro

Local: Instalação “Respiro”, no jardim do Museu da Imigração

 

Oficina “Conservação em exposições”

Data: 17 de dezembro

Horário: 15h

Plataforma: Zoom Inscreva-se

 

Oficina “Ponto a Ponto: cachepô de crochê”

Data: 19 de dezembro

Horário: 15h Inscrição: até 18 de dezembro, às 17h

Plataforma: Zoom

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição www.museudaimigracao.org.br