Secretaria da Cultura abre as portas para 1ª Jornada do Patrimônio

Visitas guiadas acontecem neste final de semana; é uma oportunidade para se conectar com a história da cidade

qua, 09/12/2015 - 21h23 | Do Portal do Governo

Uma verdadeira viagem ao passado, repleto de conhecimento e arte. É a missão da primeira Jornada do Patrimônio que acontece em São Paulo neste final de semana (12 e 13).

Um dos edifícios do roteiro é do da Secretaria de Cultura de São Paulo, que divide o Complexo Cultural Júlio Prestes com a Sala São Paulo – e guarda um rico acervo de móveis de época, vitrais e objetos de arte em meio a ambientes projetados em estilo eclético. Tudo isso será mostrado ao público em visitas guiadas.

Pouca gente sabe, mas o estilo e decoração peculiares da Sala de Reuniões, do Secretário e de Espera, além Hall Principal, Foyer e Estação das Artes, fazem com que sejam constantemente solicitados como cenários de filmes, propagandas e seriados de TV – como a última temporada da série Sessão de Terapia, com os atores Camila Pitanga e Zécarlos Machado, filmada na Sala de Reuniões.

Para participar das visitas guiadas, basta comparecer à Secretaria da Cultura com meia hora de antecedência ao horário das visitas, que ocorrerão às 10h, 12h e 14h em ambos os dias (o acesso é pelo mesmo boulevard de entrada para a Sala São Paulo).

Serão dois grupos por horário, de 25 pessoas cada, acompanhados por técnicos do Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico da Secretaria da Cultura de São Paulo. As visitas duram cerca de 30 minutos.

Visita especial: Secretaria + Sala São Paulo
A Sala de Concertos da Sala São Paulo entra no roteiro da visita no dia 12, às 10h. Na ocasião, os visitantes conhecerão a história e curiosidades do espaço, que tem capacidade para 1.498 espectadores e foi concebido para receber os ensaios e apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp.

Frequentemente, apresentam-se também outras orquestras nacionais e internacionais. O local foi eleito pelo jornal britânico “The Guardian” uma das 10 melhores salas de concerto do mundo.