Presídios arrecadam mais de 2 toneladas de alimentos  

Servidores de unidades da Região Noroeste fizeram as doações durante imunização contra a Covid-19 

ter, 01/06/2021 - 16h42 | Do Portal do Governo

A imunização contra a Covid-19, além de salvar vidas, está ajudando a minimizar a fome de muitas pessoas, por meio da campanha “Vacina Contra a Fome”, lançada pelo governo do Estado de São Paulo. As unidades prisionais também aderiram à ação. Somente na região Noroeste, foram arrecadadas 2,3 toneladas de alimentos não perecíveis, que irão beneficiar diversas famílias e instituições frente ao cenário de pandemia. Em Bauru e região, o total angariado somou mais de uma tonelada (veja quadro abaixo).

As doações ocorreram durante a aplicação das duas doses da vacina nos servidores. Nos presídios, a campanha foi implementada pelo Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Gqvidass) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Em todo o estado, a iniciativa arrecadou aproximadamente 10 toneladas de alimentos.

Cada um dos cinco Centros Regionais de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) ficou responsável em contabilizar e organizar as coletas, por meio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) dos estabelecimentos penais.

Apelo social  

O intuito em desenvolver a campanha foi aproveitar a comoção e participação em massa dos colaboradores da SAP em uma situação tão pontual como o da vacinação contra a Covid-19, para promover a ação solidária de doação, de empatia e apelo social.

Fraldas

O CQVidass da Região Noroeste arrecadou aproximadamente 5 mil fraldas geriátricas durante a realização da campanha “Vacina Contra a Fome”. Os produtos são para atender servidores que permanecem em tratamento da Covid-19. O funcionário André Ricardo Meireles de Oliveira, da Penitenciária II “Sgto. PM Antonio Luiz de Souza” de Reginópolis, foi o primeiro beneficiado.

“Essas ações buscam ajudar pessoas e colegas de trabalho frente a um momento ímpar de crise de saúde que vivemos”, conclui o diretor do CQVidass, Nilson Dantas.

 

ARRECADAÇÃO EM NÚMEROS

Unidade Prisional  

Total em quilos 

CDP de Álvaro de Carvalho 

50

CPP I “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru 

71

CPP II “Dr. Eduardo de Oliveira Vianna” de Bauru 

68

CPP III “Professor Noé Azevedo” de Bauru 

72

CR “Dr. Manoel Carlos Muniz” de Lins 

47

CR de Marília 

37

CR de Ourinhos 

20

Penit. “Valentim Alves da Silva” Álvaro de Carvalho 

35

Penit. “Valdic Junio Alves Primo” de Avanhandava 

50

Penit. II “Gilmar Monteiro de Souza” de Balbinos 

39

Penit. “Osiris Souza e Silva” de Getulina 

172

Penitenciária de Marília 

96

Penit. Feminina “Sandra Ap. Lario Viana” de Pirajuí  

20

Penit. I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí 

68

Penit. II “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí 

90

P. I “Ten. PM José Alfredo Cintra Borin” Reginópolis 

45

P. II “Sgto. PM Antonio Luiz de Sousa”  Reginópolis 

40

Sede da Coordenadoria da Região Noroeste – Pirajuí 

22

TOTAL 

1.042