Pró-Sangue disponibiliza sangue raro para paciente do Ceará

A bolsa de sangue encaminhada ao HEMOCE pertence a um doador que faz parte da Rede de Doadores com Fenótipo Raro - REDOFERA da Pró-Sangue

seg, 29/03/2021 - 17h09 | Do Portal do Governo

No último dia 19, a Fundação a Pró-Sangue disponibilizou concentrado de hemácias com genótipo raro ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE, para dar suporte a um paciente de sangue raro, do tipo R0r hrB negativo. A solicitação foi intermediada pela Coordenação do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde do Brasil, órgão da pasta responsável pela condução da política nacional do sangue no território nacional.

A bolsa de sangue encaminhada ao HEMOCE pertence a um doador que faz parte da Rede de Doadores com Fenótipo Raro – REDOFERA da Pró-Sangue, que reúne cerca de 900 pessoas com sangue intitulado de “raro” na população.

Vale lembrar que além dos sistemas ABO e RH, existem 34 sistemas sanguíneos, cada um possuindo tipos próprios. Grosso modo, a forma como se dá a combinação dos tipos de todos esses sistemas é que configura a raridade da fenotipagem do sangue.

Para encaminhamento do concentrado de hemácias em conformidade à legislação vigente, a Divisão de Intercâmbios da Fundação Pró-Sangue procedeu à documentação necessária para expedição da bolsa, que se deu via aérea. Uma vez atendidos os pré-requisitos de ordem administrativa, a Divisão de Imunohematologia fez a liberação e o envio do hemocomponente.