Município de Bertioga terá unidade do Poupatempo

Baixada Santista receberá modelo inovador, desenvolvido pela Prodesp, com ampla oferta de serviços digitais e integrado ao Detran.SP 

sex, 25/06/2021 - 15h28 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado autorizou a implantação de unidade do Poupatempo em Bertioga, cidade da Baixada Santista. O vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, fez o anúncio do 50° posto anunciado como parte do plano de expansão do programa na manhã desta sexta-feira (25). 

Com modelo de atendimento inovador, mais moderno e inteligente, o Poupatempo de Bertioga terá o sistema Balcão Único, que conta com atendentes multitarefas e ampla oferta de serviços eletrônicos. A estrutura já foi testada e aprovada pela população nas unidades de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidas para o projeto piloto. 

O futuro posto da Baixada Santista, em Bertioga, terá capacidade para realizar 160 atendimentos por dia. O custo do Estado para o projeto é de R$ 160 mil.  

“Esse é o nosso novo modelo de Poupatempo, que integra o atendimento de excelência do Estado com os bons serviços das prefeituras, nossas grandes parceiras nesta ampliação”, afirma Rodrigo Garcia. 

Os novos postos do Poupatempo contarão com os serviços do órgão estadual de trânsito (Detran.SP) integrados ao atendimento. Com postos mais compactos, o governo paulista amplia a capilaridade do programa para um número maior de municípios, permitindo que a população não tenha que se deslocar até os grandes centros, levando o atendimento para mais perto do cidadão.  

“O novo conceito de atendimento do Poupatempo é mais integrado e permite que o cidadão resolva suas pendências com agilidade, eficiência, comodidade, autonomia em um só lugar. O plano de expansão garante ainda que a marca registrada do programa, o padrão de qualidade Poupatempo, atinja grande parte da população e chegue até as cidades de menor porte”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp. 

Até o momento 11 novas unidades já foram inauguradas com esse formato. São elas: Aguaí, Alesp, Franco da Rocha, Hortolândia, Jales, Lençóis Paulista, Piquete, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra e Sumaré. 

“Este novo modelo de Poupatempo é mais enxuto, eficiente e com grande capilaridade graças à integração com o Detran. A grande novidade é a inclusão dos serviços municipais, aumentando a oferta de serviços ao cidadão. Com isso, é um Poupatempo completamente diferente daquilo que conhecemos, porém, mantendo a qualidade e satisfação do cliente. É um Poupatempo de caráter municipalista, que é a grande marca do Governo João Doria”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP. 

As implantações serão viabilizadas por meio de convênio entre Estado e Prefeituras, cabendo aos municípios a participação nas indicações e escolhas dos locais para o funcionamento, bem como as adequações na infraestrutura dos imóveis. Essa parceria permite ainda a possibilidade de inclusão dos serviços oferecidos pelos municípios nos canais digitais do Poupatempo.  

Desde o início da gestão a Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado, responsável pela administração do Poupatempo, trabalha para ampliar a oferta de serviços digitais. Atualmente são 137 opções no portal – www.poupatempo.sp.gov.br -, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo e chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.