Posto Avançado de Apoio à Mulher funcionará na estação Santa Cecília do Metrô

O atendimento será de segunda a sexta, das 8h às 19h, exceto feriados

qua, 16/12/2020 - 18h31 | Do Portal do Governo

A partir desta quinta-feira (17), o Metrô dá continuidade à campanha para acolhimento de vítimas de violência doméstica com o início das atividades do Posto Avançado de Apoio à Mulher, às 15h, na estação Santa Cecília (Linha 3-Vermelha).

Com o início das atividades, as mulheres vítimas de violência, seja psicológica, física, moral ou que tenham sofrido qualquer outro tipo de agressão ou assédio, poderão ser atendidas por uma equipe especializada composta por assistentes sociais e psicólogas. O posto também realizará encaminhamentos para redes de enfrentamento à violência contra a mulher, como os Centros de Referência da Mulher (CRM).

Feito em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o posto está localizado no mezanino da estação. Após a inauguração, o atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, exceto feriados.

A ação também integra a campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, iniciativa na qual as vítimas de qualquer agressão ou assédio podem ir a qualquer uma das 62 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata e mostrar discretamente a um funcionário um “X” desenhado na mão, como forma de denúncia discreta.

Em todo o Metrô, são 1.200 agentes de segurança capacitados para esse atendimento, além de parceria com as delegacias especializadas para o encaminhamento das vítimas, facilitando também o registro das denúncias. Os agentes de estação, operadores de trem e demais funcionários da operação também são devidamente instruídos para auxiliar nesses casos, acionando os seguranças que prestarão pronto atendimento às vítimas.