Metrô recebe diversas ações em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ 

Orientação contra violência de gênero, exposições e mensagens de apoio estarão nas estações e trens a partir de hoje para homenagear o dia 

seg, 28/06/2021 - 15h35 | Do Portal do Governo

Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que acontece nesta segunda-feira (28), o Metrô de São Paulo vai receber ações de orientação e culturais que vão levar o passageiro a conhecer e se aprofundar sobre a luta do movimento.

As ações começam já nesta segunda-feira (28) com a Unidade Móvel de Cidadania LGBTQIA+, que estará na estação Armênia, da Linha 1-Azul, para prestação de serviços de assistência social, psicológica e jurídica às pessoas que sofrem violência e discriminação de gênero. Também haverá a presença de Arthemys Beauty, drag queen do coletivo Zeles Drags que vai convidar o público a receber essas orientações. A unidade móvel é da Associação Cultural Educacional e Social Dynamite, e vai atender também nas estações Portuguesa-Tietê (29/06), Carandiru (01/07) e Tucuruvi (02/07).

Ainda hoje (28), terá início na estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha) a exposição “Luz & Sombra”, que estará em cartaz até 31/07, homenageando a vivência de pessoas transsexuais que participam ou já participaram do Programa Transcidadania. A mostra conta com fotos profissionais e depoimentos dos integrantes que relatam suas experiências de vida, a batalha pessoal durante o momento da descoberta e a maneira como o projeto social foi benéfico. Esse projeto consiste em dar auxílio financeiro a travestis, homens e mulheres trans que se empenham em concluir os ensinos fundamental e médio.

Na Estação República da Linha 3-Vermelha, o Museu da Diversidade Sexual também comemora a ocasião, com exposições digitais e presenciais. Entre elas, está a mostra “Ressetar” em que 12 artistas apresentam obras feitas após situações delicadas enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+. O objetivo é evidenciar como estas pessoas têm o poder de se reinventarem e prosseguir com a vida após lidar com obstáculos. O museu também conta com as mostras “O Orgulho ocupa a Rua”, “Cartazes da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo”, “Queerentena” e “Memória para Auto Defesa”. Todas essas exposições exaltam a diversidade e evidenciam a história de força dessas pessoas.

Além dessas ações, até 05/07 o Metrô apresentará uma vinheta em homenagem à causa LGBTQIA+ nos monitores dos trens e estações.

 

 

SERVIÇO 

Exposição “Luz & Sombra” 

Data: de 28/06 a 31/07

Local: estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha)

Unidade Móvel de Cidadania LGBTQIA+

Data e local

28/06 na estação Armênia (Linha 1-Azul)

29/06 na estação Portuguesa-Tietê (Linha 1-Azul)

01/07 na estação Carandiru (Linha 1-Azul)

02/07 na estação Tucuruvi (Linha 1-Azul)

 

Exposição Ressetar – Museu da Diversidade Sexual 

Local: estação República, Linha 3-Vermelha

Site: www.mds.org.br

Frase em Homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+

Data: de 28/06 a 05/07

Local: monitores dos trens e painéis digitais das estações