Estação Brás do Metrô terá distribuição de testes para diagnóstico do HIV

Também serão distribuídos preservativos feminino, masculino e gel lubrificante

qui, 29/07/2021 - 8h19 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (29), os passageiros do Metrô poderão participar de uma importante campanha de conscientização do diagnóstico precoce do HIV na estação Brás, da Linha 3-Vermelha. Quem passar pelo local entre 10h e 15h será orientado por profissionais da saúde e receberá gratuitamente um autoteste para o diagnóstico do vírus HIV, além de preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.

No mês passado, foram distribuídos 2.100 autotestes, 16.400 preservativos masculinos, 4.700 preservativos femininos e 3 mil embalagens de gel lubrificante nas estações do Metrô.

Em razão da pandemia, os autotestes não poderão ser realizados na estação. Em local de sua escolha, a pessoa coleta uma amostra de fluido oral ou sangue e aguarda o resultado.  Caso seja positivo, a orientação é para procurar uma unidade de saúde ou entrar em contato pelo telefone “Disque DST AIDS – 0800162550” para confirmação.

Os testes para o diagnóstico do HIV podem ser realizados durante o ano todo no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids ou por meio dos serviços do SUS. Os locais podem ser consultados pelo site www.crt.saude.sp.gov.br.

Esta é uma ação da Secretaria Estadual da Saúde e conta com apoio do Metrô Social.