Fatec Bragança Paulista lança app para ajudar agricultores e feirantes

Plataforma permite escoamento de produtos por meio de e-commerce para consumidores da região

sáb, 20/03/2021 - 18h22 | Do Portal do Governo

Desde o início da pandemia, as dificuldades para que pequenos agricultores escoem suas produções se intensificaram, uma vez que a agricultura familiar é direcionada, em sua maior parte, ao abastecimento dos mercados locais e regionais. Diante deste cenário, três estudantes do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Bragança Paulista, que fica na Região de Campinas, desenvolveram uma plataforma para viabilizar o comércio virtual desses produtos.

Atendendo à solicitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios da Prefeitura de Bragança Paulista, os alunos Édipo Wohlers, João Paravatti e Luiz Gustavo Trufilho criaram o iFeira. O aplicativo permite que feirantes cadastrem suas mercadorias e as disponibilizem para compras online. “É um sistema simples e seguro de movimentar a economia local, afirma a orientadora do projeto, Viviane Ramalho de Azevedo. “Nossa maior motivação é manter a renda ou pelo menos minimizar os prejuízos destes profissionais, sejam feirantes ou pequenos produtores.”

A professora explica que a colaboração com o município envolve diversas outras iniciativas: “A Fatec Bragança tem um compromisso com a prefeitura que abrange parcerias para inclusão digital e aperfeiçoamento profissional de trabalhadores de todas as idades”.

“Além de cumprir a missão de contribuir para que os arranjos produtivos de cada região se desenvolvam, neste momento de crise mundial é responsabilidade de todos, como cidadãos, educadores e estudantes, mostrar empatia e colocar o conhecimento a serviço da sociedade”, completa o diretor da Fatec Bragança Paulista, Marcos Maia.

Alto Tietê

Ação semelhante ocorreu em Mogi das Cruzes. Fundada por ex-alunos da Fatec localizada no município, a Associação de Tecnólogos em Agronegócio (Atag) lançou a Agrofeira Delivery. Assim como o iFeira, a iniciativa visou ajudar agricultores da Região do Alto Tietê a escoarem suas produções, logo no início da pandemia, em abril de 2020.

Além disso, uma aluna da Fatec Mogi das Cruzes, Simone Silotti, criou o projeto #FaçaumBemINCRÍVEL, reconhecido pelo jornal Folha de S. Paulo, no Prêmio Empreendedor Social em Resposta à Covid-19.