Etecs promovem atividades remotas na Semana Paulo Freire

Unidades do Centro Paula Souza (CPS) em todo o Estado organizaram ações pedagógicas e eventos online que debatem a vida e a obra do educador

sex, 14/05/2021 - 8h36 | Do Portal do Governo

Maio é o mês em que as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) promovem uma programação especial em homenagem a Paulo Freire, o patrono da educação brasileira. Neste ano, a celebração é ainda maior porque o educador faria 100 anos. As Etecs organizaram uma série de eventos e atividades como forma de promover discussões e disseminação de conhecimentos sobre a obra e o legado do filósofo pernambucano.

A Etec Padre Carlos Leôncio da Silva, de Lorena, apresentou no dia 5 a live Educação e Pandemia, que foi transmitida pela plataforma do YouTube. O evento teve a participação da blogueira e bióloga Isa Bertoleti e do professor e jornalista Miguel Júnior.

Outra proposta, feita pela Etec João Belarmino, de Amparo, será dedicada a apresentar aos alunos a vida e a obra de Paulo Freire. De 17 a 21 de maio, serão exibidos documentários, vídeos e discussões sobre o trabalho do educador. Em Assis, a Etec Pedro D’Arcádia Neto fará, no dia 29, uma roda de conversa, transmitida pela Plataforma Teams, com o tema “Paulo Freire: Presente!”.

Muitas atividades são abertas e podem ser acompanhadas nas redes sociais e na plataforma do Youtube.

Biografia

O educador e filósofo nasceu em Recife, no dia 19 de setembro de 1921, e ganhou reconhecimento pela dedicação e luta ao trabalhar pela educação. O pensador brasileiro, que ganhou diversos prêmios em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos, é lembrado mundialmente em trabalhos acadêmicos e deixou uma vasta obra sobre práticas pedagógicas. Ele morreu no dia 2 de maio de 1997.

A lista completa com a programação das unidades está disponível aqui.