Estudante da Etec de Atibaia vence concurso internacional de cartas

Aluna do Ensino Médio com habilitação técnica profissional em Administração concorreu com mais de 200 estudantes da unidade

dom, 30/05/2021 - 8h55 | Do Portal do Governo

Uma prática muito comum no mundo analógico, que caiu em desuso desde a digitalização em massa dos processos de comunicação, levou uma estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Carmine Biagio Tundisi, localizada em Atibaia, Região de Campinas, a se destacar em uma competição internacional.

Julia Puga da Silva, aluna do primeiro ano do Ensino Médio com habilitação técnica profissional em Administração, venceu a etapa estadual do 50º Concurso Internacional de Redação de Cartas (Circ 2021).

Promovido pela União Postal Universal, sediada em Berna, na Suíça, e pelos Correios no Brasil, o desafio envolve crianças e adolescentes com idade máxima de 15 anos. Julia concorreu com mais de 200 estudantes da Etec e outras centenas de alunos matriculados em escolas públicas e privadas de diversas cidades do interior do Estado.

“Depois de exercer o cargo de diretor da Etec, retornei às aulas em novembro de 2020. No início deste ano, tentei encontrar algum evento no qual pudesse envolver os estudantes”, explica o professor de Língua Portuguesa da Etec de Atibaia, Lázaro Carisson. “Entre mais de 200 textos, selecionamos dois para representar a escola no concurso.” A outra estudante escolhida foi Giovanna Braga.

Fã de livros policiais e de terror, entre outros gêneros, Julia sempre gostou de ler e de escrever. Entre os autores favoritos dela estão Agatha Christie, Arthur Conan Doyle, Pedro Bandeira e Stephen King. Apesar de ser de uma geração altamente digitalizada, ela afirma que costumava se corresponder por carta com uma amiga que morava longe.

“Sempre fui bem em Língua Portuguesa”, diz a estudante. “Fiquei muito surpresa com o resultado. Minha reação foi chorar, me emocionei muito.” Além de certificado, Julia vai receber prêmio
em dinheiro no valor de R$ 2,3 mil. Para a Etec, o prêmio é
de R$ 2,5 mil.

Com o objetivo de melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, o Circ 2021 teve como tema “Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência com a Covid-19″. Confira aqui o texto vencedor.