Estações da Linha 10-Turquesa da CPTM têm ação de saúde

Usuários da linha terão oportunidade de aferir a pressão arterial gratuitamente

qua, 24/10/2018 - 16h27 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a hipertensão, os usuários que passarem pelas estações c e São Caetano, na Linha 10-Turquesa, da CPTM, nesta quinta-feira (25), terão a oportunidade de aferir a pressão arterial de forma gratuita.

A ação acontece das 14h às 17h, em Santo André, e das 15h às 17h, em São Caetano. Os usuários também poderão contar com um farmacêutico para esclarecer dúvidas e receber orientações quanto ao uso de medicamentos.

Aferir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Seus principais sintomas incluem dores no peito, na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. A doença está presente em 25% dos brasileiros e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Dados do Ministério da Saúde indicam que a enfermidade é a causa de 300 mil mortes por ano no Brasil. A hipertensão não tem cura, mas pode ser tratada e controlada.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Serviço

Aferição de Pressão Arterial 

Local – Estação Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa)

Data – Quinta-feira (25/10), das 14h às 17h

Local – Estação Prefeito Walter Braido-São Caetano do Sul (Linha 10-Turquesa)

Data – Quinta-feira (25/10), das 15h às 17h

Grátis