Acesso à informação abre comemoração do aniversário de 129 anos do APESP

Data marca lançamento do novo site, totalmente reformulado para facilitar a pesquisa ao acervo e aos serviços oferecidos pelo órgão

qua, 10/03/2021 - 11h18 | Do Portal do Governo

O acesso à informação para todos os públicos, especialmente em ambiente digital, é o principal tema que marca o aniversário de 129 anos do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), nesta quarta-feira, 10 de março.

A data será comemorada com evento on-line, no qual o coordenador do APESP, Thiago Nicodemo, mediará este debate com Neide De Sordi, diretora geral do Arquivo Nacional e Ieda Bernardes, diretora do DGSAESP-APESP. Na sequência será feito o lançamento do novo site do APESP, totalmente reformulado para facilitar a pesquisa ao acervo e aos serviços oferecidos pela instituição, para o cidadão e para a administração pública.

As novidades do site serão apresentadas pelos diretores dos setores que trabalharam mais diretamente na sua reformulação, sendo Fernanda dos Santos pelo Núcleo de Comunicação; Camila Brandi pelo Departamento de Difusão e Preservação do Acervo e Ramon Leonardi pelo Centro de Processamento de Informações Digitais.

O site continua com o endereço www.arquivoestado.sp.gov.br e será colocado em consulta pública, para que qualquer pessoa envie sugestões visando melhorar essa importante ferramenta de comunicação do APESP com seus diversos públicos. Atentas à necessidade de oferecer acesso à informação de forma prática e rápida, as equipes reestruturaram o site com um design mais intuitivo e responsivo, que facilita a leitura em diferentes plataformas, como a tela do computador, do celular e do tablet.

A nova página de consulta ao acervo consolida o instrumento de busca integrada mais abrangente já produzido pelo APESP. Nela estão informações de documentos dos 101 fundos, coleções e conjuntos documentais disponíveis, de todos os setores detentores de acervo permanente do APESP (textual público e privado, iconográfico, cartográfico e hemerográfico), abrangendo as datas-limite de 1548 a 2016. A nova busca organiza uma base robusta para, futuramente, receber mais documentos digitalizados ou nato-digitais pelo projeto Arquivo.SP Digital.

Acervo e certidões

Tendo como base o Guia do Acervo, o novo instrumento de busca apresenta fundos, coleções e principais conjuntos, dando ao usuário a possibilidade da pesquisa por meio de filtros (seja pela origem da documentação e o gênero, também informando se existem documentos digitalizados).

A pesquisa de documentos que geram o serviço de certidões, como os que registram a entrada de imigrantes em São Paulo, de documentos com restrição de acesso (caso do acervo DEOPS e outros) ou de inteiro teor (com transcrição paleográfica) está disponível de forma didática, com todas as explicações para ajudar o pesquisador a encontrar a informação que precisa de maneira acessível e prática.

O novo site reunirá 283 Instrumentos de pesquisa do site antigo (guias, inventários, catálogos e bases de dados), sendo 145 elaboradas pelo APESP. Desses, 92 Instrumentos de pesquisa ou bases de dados possuem acervo digitalizado, sendo 47 exclusivos do APESP. Também estarão disponíveis o conteúdo de exposições virtuais, páginas temáticas e outras publicações.

A integração de todas as bases de dados do antigo site numa única ferramenta procura facilitar o acesso ao acervo pelo público em geral, sobretudo para o cidadão que não tem conhecimento arquivístico para navegar nessas informações.

Atendimento à administração pública

Importante canal de informação e formação para a administração pública paulista, o site está com nova organização de conteúdos sobre gestão documental; para a assistência técnica aos órgãos do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP), como as normas para recolhimento e transferência de documentos, avaliação e eliminação; além da  gestão de documentos digitais; informações do programa SP Sem Papel; assistência aos municípios paulistas; os Serviços de Informação ao Cidadão (SICs), entre outros, fundamentais para garantir o acesso à informação pública.

Todo o conteúdo do site passará por constante atualização e, para este momento inicial, uma consulta pública ficará aberta por cerca de dois meses, para que o usuário do site possa enviar suas impressões e dar sugestões para melhorá-lo.