CTI oferece cursos gratuitos para pessoas com ou sem deficiência

Conteúdos abordam diversas áreas e são ministrados pelos profissionais do Centro de Tecnologia e Inovação, da SEDPCD

qui, 01/02/2018 - 21h01 | Do Portal do Governo

O Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) oferece vários cursos gratuitos para pessoas com ou sem deficiência no território paulista. Diversos conteúdos serão ministrados principalmente nos meses de fevereiro, março e abril.

Criado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, o CTI é o primeiro centro tecnológico para pessoas com deficiência, que desenvolve atividades por meio de uma programação de cursos presenciais e com certificado.

Alguns destaques são os eventos voltados à preparação para o mundo do trabalho, orientação e aconselhamento profissional, laboratório de imagem, técnica de atendimento e recepção ao cliente, como iniciar seu próprio negócio e manutenção de cadeira de rodas.

Inclusão

O CTI está localizado no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, junto à Rodovia dos Imigrantes, no bairro do Jabaquara, na capital paulista. Inaugurado em 2014, o espaço proporciona aos frequentadores a participação em ações de inclusão, palestras sobre direitos e cidadania, oficinas e atividades voltadas ao protagonismo e construção de uma sociedade mais justa, digna e cidadã.

No local, também é possível visitar um showroom com exposição de equipamentos e recursos tecnológicos para pessoas com deficiência, como máquina braile, ampliadores de tela, utensílios para facilitar o dia a dia e áudio livros, entre outros.

O foco do CTI envolve os profissionais e as pessoas que lidam diretamente com o público com deficiência.

São oferecidos cursos como o de Cuidadores, por exemplo, com o objetivo capacitar, de forma teórica e prática, profissionais e pessoas ligadas de alguma forma aos cuidados de pessoas com deficiência nas atividades de vida diária, identificando necessidades e expectativas, além de incentivar a independência para garantir melhor qualidade de vida.