Operação Transponder da Polícia Civil detém 34 pessoas

Coordenada pela Delegacia de Adamantina, ação realizada em todo o Estado teve como objetivo combater as organizações criminosas

qui, 24/01/2019 - 17h13 | Do Portal do Governo

Na madrugada desta quinta-feira (24), a Polícia Civil de São Paulo realizou 34 prisões durante a Operação Transponder, realizada em todo o Estado de São Paulo. A ação teve como objetivo combater as células de organizações criminosas.

A operação teve início com a apreensão de fragmentos manuscritos em unidades prisionais na região de Presidente Prudente. Os documentos estavam sendo analisados até que foi descoberta a relação com uma ação detectada dentro da Penitenciária Pacaembu, em que foi possível verificar as funções dos integrantes das facções criminosas.

Após três meses de investigações, a operação foi realizada para cumprimento de 39 mandados de prisão e 59 de busca e apreensão no Estado de São Paulo. Participaram da ação 250 policiais civis, com o apoio de 65 viaturas.

Do total de presos, 33 foram por mandado, sendo que 14 já estavam detidos em unidades prisionais, e um preso em flagrante por tráfico de drogas. Também foram realizadas 56 buscas – 36 em imóveis investigados e 20 em celas de penitenciárias. Na ação, foram apreendidos 89 objetos, entre celulares e manuscritos, porções de maconha e um veículo Montana.

“Esse foi um trabalho de inteligência e de campo e está relacionado a uma operação passada, que já estava sendo investigada pela equipe do Departamento de Polícia Judiciária da região de Presidente Prudente. A ação é importante porque visa desarticular as células de facções criminosas”, ressaltou a delegada Laiza Fernanda Rigatto, assistente da Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina.

Além das prisões, a investigação policial alcançou bens e bloqueou quantias em todas as contas bancárias vinculadas a 47 integrantes que movimentam diariamente valores provenientes da atividade criminosa.

A Operação Transponder foi coordenada pela Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina, da região de Presidente Prudente, e teve o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo e da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP).

A ação foi deflagrada nos municípios de Pacaembu, Irapuru, Flórida Paulista, Presidente Prudente, Martinópolis, Presidente Bernardes, Junqueirópolis, Caiuá, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, São Paulo, Carapicuíba, Taboão da Serra, Guarulhos, Aparecida, Mirassol, Mongaguá, Sorocaba, São José do Rio Preto, Teodoro Sampaio e Andradina.