Operação Resgate prende 89 infratores em meio ao fluxo na cracolândia

Ação conjunta das polícias Civil e Militar localizou foragidos da Justiça e detentos que não tinham retornado após saidinha de fim de ano

sex, 12/01/2024 - 9h23 | Do Portal do Governo

As Polícias Civil e Militar prenderam 82 pessoas que estavam na área das cenas abertas de uso de drogas, na região central de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (12). Estes presos estavam em liberdade condicional ou tinham sido beneficiados por medidas cautelares para continuar nas ruas, mas estavam descumprindo as regras determinadas pela Justiça.

Outros 7 presos na ação eram foragidos da Justiça. Eles tinham mandado de prisão em aberto por roubo e tráfico de drogas. Também havia detentos que não retornaram à prisão após o fim da saída temporária de fim de ano.

A ação, que contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, foi a primeira etapa da Operação Resgate do Governo de SP em 2024, realizada no centro da capital paulista para combater a criminalidade e o tráfico de drogas.

Ao todo, 1,2 mil pessoas foram abordadas e qualificadas durante a operação, que começou no final da noite de ontem e terminou na madrugada de hoje. Foram qualificados 1.081 homens e 128 mulheres.

Os detidos foram encaminhados ao 12º Distrito Policial (Pari). “Todos foram conduzidos até a delegacia e cadastrados em uma ocorrência policial. Comunicamos o Poder Judiciário sobre a situação de descumprimento para que, de acordo com o entendimento da Justiça, esse indivíduo seja levado à prisão pelo descumprimento das medidas cautelares”, afirmou o delegado Marco Aurélio Batista.

Encaminhamento para Hub de tratamento e cuidados

Nesta fase da operação, a Polícia Civil identificou quatro usuários que desejavam encaminhamento ao Hub de Cuidados de Crack e Outras Drogas, serviço do Governo de SP que oferece acolhimento ao usuário de drogas, desintoxicação e atendimento em unidades terapêuticas.

“A gente identificou, em meio à ação policial, esses indivíduos que estavam em uma situação precária necessitando de um cuidado maior. Nós encaminhamos ao Hub para atendimento e sequência ao tratamento”, destacou o delegado que coordenou a operação.

No serviço de atendimento, os usuários passaram por triagem e foram acolhidos pelas equipes de saúde. Todos que chegaram até o local desejaram permanecer para dar início ao tratamento.

“Depois da triagem, esse usuário é encaminhado para atendimento médico para avaliar questões clínicas e psíquicas e descobrir se ele tem condições de ser levado para uma comunidade terapêutica ou unidade hospitalar”, informou Eduardo Moreira Pinheiro, supervisor de enfermagem do Hub.