Operação da Polícia Civil prende grupo suspeito de aplicar golpes no sistema financeiro

Piapara, comandada pelo Deic, cumpre mandados de prisão e de buscas contra organização criminosa que já causou prejuízos milionários

ter, 22/10/2019 - 11h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Polícia Civil
Veículos apreendidos durante a Operação Piapara

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (22), cinco pessoas durante Operação Piapara deflagrada para combater fraudes financeiras na capital paulista e nas cidades de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo. A ação, que cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão, recolheu um estoque de veículos.

As atividades de campo foram deflagradas por 50 agentes de equipes da 6ª Delegacia da Divisão de Investigações Sobre Crimes Contra o Patrimônio (Disccpat), após trabalhos de investigação de aproximadamente quatro meses, realizados em conjunto ao Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), que apurava uma organização criminosa.

A operação tem como alvo uma organização criminosa especializada em golpes no sistema financeiro. O grupo conseguia dinheiro de instituições financeiras por meio de empresas fantasmas, colocadas em nome de “laranjas”. Depois a organização “lavava” dinheiro por meio da compra de bens, principalmente veículos. Setenta veículos já foram identificados e bloqueados administrativamente. O esquema já provocou prejuízos milionários.

DownloadDivulgação/Polícia Civil
Galpão em São Bernardo do Campo onde ficavam os veículos da organização criminosa

“Localizamos e apreendemos mais de 50 veículos, entre carros médios, de luxo, superesportivos, Off-Road, motos aquáticas, kart e SUVs”, afirmou o delegado Fabiano Barbeiro, responsável pelo inquérito que investiga o caso. “Hoje, especificamente, durante as buscas também identificamos duas aeronaves adquiridas como produto destes crimes”, completou.

O nome da operação foi inspirado em um peixe da bacia do rio Paraná, conhecido por dar trabalho aos pescadores, assim como a organização criminosa. “Estamos terminando esta primeira fase e depurando os resultados obtidos até agora para que possamos iniciar uma nova etapa e checar se há uma extensão do crime”, finalizou o responsável.

DownloadDivulgação/Polícia Civil
Operação Piapara também apreendeu motos aquáticas, além de veículos de luxo e esportivos

*Texto atualizado às 12h de 23 de outubro de 2019