Nova operação conjunta fiscaliza postos no ABC paulista

Três estabelecimentos foram lacrados em São Bernardo, em ação acompanhada de perto pelo governador Geraldo Alckmin

qui, 30/03/2017 - 9h55 | Do Portal do Governo

Governo do Estado, Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e prefeituras de São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC paulista, participaram nesta quinta-feira (30) de mais uma operação coordenada para identificação de fraudes praticadas em postos de combustíveis. Em balanço parcial da operação, três postos de São Bernardo do Campo foram lacrados, em razão das irregularidades constatadas.

A ação foi acompanhada pelo governador Geraldo Alckmin, secretário da Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa e prefeitos Orlando Morando (São Bernardo) e Paulo Serra (Santo André). Os postos foram fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), Procon, Secretaria da Fazenda e órgãos de fiscalização municipais.

Iniciada no segundo semestre do ano passado sob a coordenação da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a operação conjunta tem por objetivo identificar fraudes na qualidade e quantidade do combustível comercializado, sonegação fiscal e outras irregularidades.

Em operações conjugadas em setembro, outubro e novembro de 2016 e fevereiro deste ano mais de 650 postos de combustíveis foram fiscalizados em 50 municípios do Estado, incluindo capital, Grande São Paulo, litoral, interior. No ano passado, foram vistoriadas 7.611 bombas e reprovadas 840, ou 11% do total.

Consumidores podem ajudar a fiscalizar irregularidades, saiba como.

Balanço
*Em balanço parcial das ações, três postos de combustíveis foram lacrados em São Bernado do Campo, durante a operação conjunta desta quinta-feira. No Auto Posto Nova Comunidade, localizado na Estrada do Montanhão, foi identificada fraudes volumétricas e de qualidade. O chip na bomba, lesava o consumidor em 10%, ou seja, para cada 30 litros adquiridos, apenas 27 entravam nos tanque de combustível. Além disso, os fiscais da ANP verificaram que a gasolina comercializada tinha 70% de álcool, quando o máximo permitido é de 24%.

No Auto Posto Car Max, localizado na avenida Caminho do Mar, em Rudge Ramos, a fiscalização encontrou combustível adulterado, com 68% de etanol anitro na gasolina, além de indícios de metanol no etanol. O posto também funcionava com alvará vencido. No Auto Posto Letônia, localizado na Avenida Letônia, no Parque das Nações, foi encontrada fraude de 1% em prejuízo do consumidor por meio de chip eletrônico instalado na bomba. Os três postos foram interditados e lacrados com malotões instalados pela prefeitura.

*Com informações da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

**Atualizada às 12h43