Ônibus metropolitanos de SP passam em teste de emissão de poluentes

De um total de 2.516 veículos inspecionados pelos agentes da EMTU no Programa ConscientizAR, 85% foram aprovados

sex, 09/06/2017 - 18h24 | Do Portal do Governo
DownloadGilberto Marques/ A2img
A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à má qualidade do combustível utilizado

A maioria dos ônibus intermunicipais dos sistemas Regular (Comum e Especial) e de Fretamento da Região Metropolitana de São Paulo foi aprovada no Programa ConscientizAR da EMTU, que tem como objetivo diminuir a emissão de poluentes dos veículos.

No período entre janeiro e esta sexta-feira (09), um total de 2.516 veículos foram inspecionados pelos agentes da EMTU, com aprovação de 85% deles – ou 2.152 ônibus.

A medição da emissão da fumaça preta é feita por meio do opacímetro, aparelho utilizado na medição da quantidade de fumaça emitida por metro e da opacidade (grau de enegrecimento expresso em porcentagem) da fumaça expelida pelo escapamento por veículos com motores a diesel.

Criado em 2008, o ConscientizAR faz parte da política da EMTU de responsabilidade social e preservação do meio ambiente e busca informar as empresas operadoras sobre a necessidade de manter os motores regulados.

Diariamente, o trabalho de campo é realizado por técnicos treinados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que medem o material particulado (conhecido popularmente como fumaça preta) que sai do escapamento dos veículos.

A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à má qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.