Olimpíada de Matemática reúne estudantes de vários países

Um total de 26 mil alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais se inscreveram para participar da BricsMath

qua, 01/11/2017 - 16h48 | Do Portal do Governo

Começou nesta quarta-feira (1) a Olimpíada BricsMath, que até 15 de novembro vai testar os conhecimentos de Matemática de estudantes com idades entre 7 e 11 anos, que cursam os primeiros anos de escola. Participam estudantes do Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul.

A competição será disputada em ambiente virtual, utilizando a plataforma Dragonlearn . O acesso é por celular, tablet ou computador. Para participar, é preciso antes se cadastrar no site br.bricsmath.com/registration. Já se inscreveram pelas escolas públicas estaduais, 26 mil alunos do Ensino Fundamental.

Cada aluno tem 60 minutos para resolver oito exercícios. As questões são apresentadas em formato de game. As provas podem ser feitas em casa ou nas salas de aula, no período entre 8h e 16h. Todos os participantes recebem um certificado digital, que os professores podem imprimir e distribuir aos alunos.

Para ensinar os estudantes, os professores de Matemática da rede de ensino estadual estão usando de muita criatividade. Em José Bonifácio e São José do Rio Preto, foram adotados jogos de tabuleiro nas salas de aula. A ideia deu tanto certo que a Unesp (Universidade Estadual Paulista) adotou a ideia no Laboratório de Matemática da instituição.

Outro método utilizado são os clubes de estudo, em que os alunos se reúnem para estudar antes e depois das aulas. A tática está sendo usada para preparar os estudantes para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).