Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe exposição de arte latina

Com início nesta quinta-feira (8), mostra do artista boliviano Iván Cáceres revela produções contemporâneas latino-americanas

qua, 07/02/2018 - 21h08 | Do Portal do Governo

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza a primeira exposição individual do artista boliviano Iván Cáceres. A iniciativa tem o objetivo de promover as produções contemporâneas latino-americanas.

Intitulada “A Arquitetura do Terceiro Sonho”, a mostra terá abertura na próxima quinta-feira (8), às 10h, e é composta por cinco videosinstalações e uma escultura de quatro metros de altura, idealizada especialmente para o espaço da oficina cultural. Os frequentadores poderão conferir as obras até o dia 31 de março.

Com duas décadas de produção de performances, esculturas e vídeos, Iván Cáceres busca revelar as infinitas possibilidades dos sonhos e do subconsciente. “Iván é um artista de muita projeção interna na Bolívia e poder realizar uma mostra com os trabalhos mais importantes dele é uma oportunidade única de aproximação do público brasileiro com a obra e a uma visualidade contextual do seu país de origem”, explica a curadora Beatriz Lemos.

Além da exposição, o artista realiza a oficina “Desenho Intuitivo”, entre 5 e 9 de março, convidando o público a explorar sonhos e medos do inconsciente, a partir de exercícios que trazem a arte para atividades cotidianas. A programação é gratuita e, para participar, é necessário se inscrever no site da Oficina Cultural.

A exposição integra a programação do Lastro – Intercâmbios livres em artes, projeto de curadoria e pesquisa de Beatriz Lemos que ocupa a Oficina Cultural Oswald de Andrade desde abril de 2017. “Notei a falta de comunicação e interação entre as cenas artísticas do Brasil e do restante da América Latina, como se partissem de realidades muito distintas. Resolvi viajar para mapear esses trabalhos e apresentar ao público brasileiro, criando exposições, residências artísticas ou publicações”, destaca a artista.

SERVIÇO

Exposição “A Arquitetura de Terceiro Sonho”, de Iván Cárceres
Período: de 08/02 a 31/03
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 21h – sábados, das 10h às 18h
Recomendação etária: livre
Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia

Oficina “Desenho Intuitivo”, com Iván Cárceres
Período: de 05/03 a 09/03
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30
Recomendação etária: livre
15 vagas, com inscrições gratuitas pela internet

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3221-4704
E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 22h – sábados, das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br