Observatório Astronômico de Bauru promove ensino e pesquisa

Espaço criado em 2009 abre as portas para visitas de escolas, universidades e faz atendimentos ao público em geral uma vez por mês

qui, 28/02/2019 - 12h52 | Do Portal do Governo

Quem quer aprender sobre astronomia tem no Observatório Astronômico de Bauru, um instituto de ensino e pesquisa na área, uma boa opção para conhecer um pouco mais desse fascinante universo. O espaço abre as portas para visitas de escolas, universidades e faz atendimentos ao público em geral uma vez por mês.

Esse contato é uma oportunidade de os visitantes observarem os astros por vários modelos de telescópios. O prédio que abriga o Observatório possui uma sala de aproximadamente 36 metros quadrados, equipada com 25 lugares, formando um mini-auditório, com tela de projeções.

Além disso, outro espaço abriga uma oficina de construção de telescópios e materiais didáticos de Astronomia. O Observatório ainda dispõe de outra sala que abriga uma cúpula de 5,30 m de diâmetro e um telescópio artesanal do tipo newtoniano (aproximadamente 300 mm de diâmetro).

Ao lado da sala da cúpula, o Observatório conta com um terraço de aproximadamente 15 metros quadrados, onde são colocados dois telescópios refletores menores, sendo um newtoniano e um cassegrain. Todos os telescópios (exceto um) foram construídos por alunos do curso de Licenciatura em Física, com a colaboração do Sr. Lionel José Andriatto.

Visitas

As visitas de escolas e alunos estarão abertas a partir de 18 de março. Os gestores interessados em realizar visitas e excursões de escolas já podem realizar agendamentos online pelo endereço: https://obsbauru.simplybook.me.

Em 2018, o Observatório Didático de Astronomia da Unesp Bauru superou as expectativas e bateu recorde de atendimentos. Ao todo foram 6.373 pessoas atendidas, superando com larga margem os números de 2017, com 4.131 atendimentos.

A equipe do Observatório, que conta com 22 monitores efetivos, atendeu no último ano 48 escolas e realizou 129 atividades. O Observatório faz parte do Museum Alliance NASA.

Sobre o Observatório

A ideia de criar no campus da Unesp de Bauru um Observatório Astronômico teve início em 2004, quando, por meio de um projeto de Extensão Universitária, foi possível a construção artesanal de telescópios refletores.

Com o desenvolvimento do projeto de construção, no ano de 2005 foi criado no Departamento de Física da Unesp, um grupo de estudos de astronomia que, até hoje, reúne-se periodicamente, acolhendo alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do campus de Bauru, além de professores do Ensino Médio, outros profissionais e pessoas interessadas.

Com a finalização dos primeiros telescópios artesanais, que apresentaram qualidade plenamente comparável a telescópios de médio porte obtidos comercialmente a um custo bem mais elevado em relação aos construídos pelos alunos, surgiu a necessidade de contar com um espaço adequado para utilização dos aparelhos, e que tornasse possível a todos os interessados observar o céu.

Em 2006, a parceria com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IPMet) permitiu a concessão de um prédio para implantação do Observatório. No final de 2006, iniciou-se a adaptação do prédio, a construção da cúpula e a construção de um telescópio ainda mais potente.

A inauguração oficial do prédio do Observatório ocorreu em 4 de agosto de 2009 e o mesmo passou a chamar-se Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto”, em homenagem ao seu principal colaborador.

Para mais informações, ligue no telefone (14) 3103-6030 ou mande e-mail para obsbauru@gmail.com.