Modernização da SP-310 beneficia região de São José do Rio Preto

Foram iniciadas as obras que beneficiarão mais de 183 mil habitantes; investimentos do Governo do Estado são superiores a R$ 312 milhões

sex, 22/12/2017 - 11h39 | Do Portal do Governo

A modernização da Rodovia Feliciano Salles da Cunha (SP-310) foi iniciada nesta sexta-feira (22). A obra envolve serviços divididos em sete lotes, totalizando 175,9 quilômetros de extensão, sendo que 13 municípios serão diretamente beneficiados.

“Estamos iniciando uma grande obra de impacto regional. É uma obra importante, estruturante, que vai evitar acidentes e, por outro lado, vai promover o desenvolvimento”, disse o governador Geraldo Alckmin, ao anunciar o início das obras em, em Neves Paulista, região de São José do Rio Preto.

O governador citou as consequências positivas que devem resultar da obra. “Uma boa autoestrada atrai empresas, gera emprego e desenvolvimento”, disse Alckmin, antes de citar os benefícios diretos já previstos. “Só na obra serão 2200 empregos diretos”, completou o governador, que esteve na cerimônia de inauguração ao lado do secretário de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Lourenço, e do superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ricardo Volpi.

Além da duplicação de trechos e da implantação de novos dispositivos de acesso, rotatórias e uma ponte, o empreendimento prevê a instalação de terceiras faixas, restauração de acostamentos, recuperação do pavimento asfáltico, melhorias no sistema de drenagem e nova sinalização (veja detalhes abaixo).

As intervenções irão do km 454,3 ao km 621,9. Estre trecho da rodovia abrange a extensão de Mirassol até Pereira Barreto e atinge 167,6 quilômetros. Também serão executadas melhorias na Via de Acesso SPI 627/310, do km 0 ao km 8,3, no município de Pereira Barreto, totalizando assim 175,9 quilômetros.

As obras, cujo prazo de execução é de 18 meses, aumentarão a segurança viária e levarão mais conforto aos quase 5.700 veículos que trafegam pela rodovia diariamente. Ganhos de eficiência e agilidade para o escoamento da produção agrícola e industrial será outro benefício importante para a região.

Investimento e pacto por emprego Local

O valor da obra é de R$ 312,6 milhões, obtidos a partir de um financiamento contraído pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A contratação foi realizada através de licitação pública internacional conduzida pelo DER, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (SLT), que resultou em um desconto médio de 31,9%, representando economia de R$ 146,2 milhões em relação ao preço de referência, que era de R$ 458,8 milhões.

Já para a mão de obra, o Governo do Estado promoveu um “Pacto” para estimular a contratação de mão de obra local, aproximando prefeituras da região e as construtoras que venceram a licitação. Pela parceria, a coleta dos currículos de candidatos interessados em trabalhar na obra será conduzida pelas prefeituras municipais. Os currículos serão entregues diretamente às construtoras, que os aproveitarão em seus processos seletivos. Estima-se que as obras gerarão 2,2 mil novos postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos.

RAIO X

Detalhes da obra

Investimento: R$ 312,6 milhões
Extensão total: 175,9 quilômetros
Municípios beneficiados: Mirassol, Neves Paulista, Monte Aprazível, Poloni, Sebastianópolis do Sul, Nhandeara, Floreal, Magda, General Salgado, Auriflama, Guzolândia, Sud Menucci e Pereira Barreto
Benefícios: Aumento na segurança viária e escoamento das produções agrícola e industrial.
População beneficiada: 183.801 habitantes

Intervenções

Duplicação de pista – 8,45 Km;
Recuperação de pista simples – 158,56 Km
Implantação de terceira faixa (pista direita) – 13,25 Km
Implantação de terceira faixa (pista esquerda) – 14,28 Km
Restauração de acostamentos (pista direita) – 145,31 Km
Restauração de acostamentos (pista esquerda) – 144,28 Km
Implantação de 8 novos dispositivos em desnível
Implantação de 9 novas rotatórias em nível
Melhorias em 17 dispositivos existentes
Implantação de 1 ponte
Melhoria em 1 ponte existente
Implantação de 2 passarelas
Melhorias em 2 rotatórias na SPI 627/310
Melhorias em 6 dispositivos da SPI 627/310