Obras de captação de esgoto na Marginal Tietê recebem visita técnica

Ampliação de tratamento de esgoto da Sabesp na capital terá 20 km de tubulações; projeto pretende melhorar a qualidade do Rio Tietê

qui, 06/09/2018 - 14h28 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (6), o governador Márcio França, acompanhado de técnicos da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, fez uma visita técnica às obras de ampliação de tratamento de esgoto da Sabesp na capital paulista. Ao todo, estão sendo instalados 20 km de tubulações, entre coletores-tronco e interceptores.

“Essa é uma etapa muito importante, uma obra enorme da Sabesp, é a 12ª maior obra do mundo, a maior da América do Sul. Estamos completando quase dois terços de esgoto tratado na Região Metropolitana de São Paulo, o que é uma tarefa grande, considerando que é uma região muito densa. Geramos 1,5 mil empregos diretos, e temos o compromisso de manter todas as obras, de fazer diferente. Esgoto tem que ter investimento do Estado, pra atender as pessoas mais pobres.

O trecho da visita é uma obra subterrânea de 7,5 km de extensão, sob a pista da Marginal Tietê, construída a 18 metros de profundidade e com capacidade para transportar o esgoto de 740 mil pessoas à estação de tratamento de esgoto em Barueri.

Ainda nesta quinta, começam a funcionar duas estações compactas de tratamento de esgoto. Uma delas, no bairro Recanto Verde do Sol, em São Mateus, capital, vai tratar 3 milhões de litros de esgoto por mês. O segundo equipamento, no bairro New Ville, em Santana de Parnaíba, tratará mais 4,5 milhões de litros de esgoto por mês.

As novas obras vão melhorar a qualidade do Rio Tietê ao evitar que grande quantidade de esgoto chegue a ele e a seus afluentes.