Obras alteram trânsito na Marginal e operação da Linha 9-Esmeralda neste domingo (27)

Ônibus do Paese vão atender passageiros da Linha 9 da CPTM, no domingo, entre as estações Santo Amaro e Berrini

sex, 25/10/2019 - 20h40 | Do Portal do Governo

Para dar prosseguimento às obras da futura estação Morumbi da Linha 17-Ouro do Metrô, a partir das 21h deste sábado (26), a CET vai interditar a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, entre a Ponte Transamérica e a transposição da pista local para a pista expressa, antes da Ponte do Morumbi. A via será reaberta ao trânsito às 3h30 da segunda-feira (28). A criação de alternativas para os veículos durante a interdição estará a cargo da CET.

Também por conta das obras, a Linha 9-Esmeralda da CPTM vai operar parcialmente no domingo (27), com interrupção da circulação dos trens no trecho das estações Santo Amaro, Granja Julieta, Morumbi e Berrini. Na segunda-feira (28), os trens voltam a circular normalmente às 4h com a abertura de todas as estações da linha.

Esse é o último fim de semana em que as obras da estação Morumbi vão interditar trechos da Marginal Pinheiros e da Linha 9. Os trabalhos são necessários para o lançamento e instalação das estruturas metálicas do mezanino da futura estação. As atividades de construção continuarão, sem a necessidade de interferências. Com o avanço das obras, novas interdições serão programadas para o início do próximo ano, permitindo a colocação das estruturas de ligação da estação do monotrilho com a da CPTM.

Durante a interrupção da circulação dos trens no trecho entre as estações Santo Amaro e Berrini, ônibus do sistema Paese estarão à disposição para que o passageiro possa continuar a viagem nos dois sentidos da Linha 9. Foram afixados cartazes e banners com informações sobre as interdições e alternativas, além da presença de funcionários para orientação nas principais estações da CPTM e de Metrô.

Mensagens informativas serão veiculadas nos sistemas sonoros das estações das linhas 9-Esmeralda, 4-Amarela e 5-Lilás, e nos monitores de todos os trens. Como alternativa, os passageiros poderão optar por seguir pelo sistema sobre trilhos, utilizando as linhas de metrô para voltar à Linha 9, ou seguir a viagem para outras regiões.

Para informações sobre o funcionamento das linhas ao longo das intervenções, os passageiros podem entrar em contato com a CPTM, por meio do 0800-055-0121. Informações sobre as obras da Linha 17-Ouro podem ser obtidas com a Central de Atendimento à Comunidade, do Metrô, pelos telefones (11) 3371-7519 e (11) 3371-7520.

Alternativas para os passageiros

Os passageiros poderão optar por seguir pelo sistema sobre trilhos, utilizando as linhas de Metrô para voltar à Linha 9, ou seguir a viagem para outras regiões.

Sentido Osasco
Para quem vai no sentido Osasco, a opção é descer na Estação Santo Amaro e utilizar as linhas 5-Lilás (até Chácara Klabin), 2-Verde (até Consolação/Paulista) e 4- Amarela, retornando à Linha 9 em Pinheiros.

Sentido Grajaú
Para quem viaja no sentido Grajaú, a opção é descer na Estação Pinheiros e utilizar as linhas 4-Amarela (até Paulista/Consolação), 2-Verde (até Chácara Klabin) e pegar a 5-Lilás para retornar à Linha 9 em Santo Amaro.

Paese
Ônibus do sistema Paese estarão à disposição para que o passageiro possa continuar a viagem nos dois sentidos da Linha 9. Os coletivos vão percorrer o trecho interditado em tempo estimado de 15 minutos no sentido Berrini e 25 minutos no sentido Santo Amaro, dependendo das condições do trânsito.

– Senha
Para a utilização dos ônibus do Paese, os passageiros que já estiverem nas estações Santo Amaro (seja da Linha 9 ou da Linha 5) ou Berrini, deverão retirar uma senha na área paga, próximo às catracas. A senha será entregue pelo passageiro para retornar ao sistema sem ter que pagar novamente a passagem;

Já os passageiros que estavam fora do sistema podem utilizar os ônibus do Paese gratuitamente, acessando as estações Santo Amaro ou Berrini com o pagamento da tarifa.

– Santo Amaro – Embarque e desembarque
O acesso aos ônibus do Paese será na avenida Padre José Maria, próximo ao acesso à estação; no mesmo local será feito o desembarque.

– Berrini – Embarque e desembarque
O embarque será na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), sob a passarela da estação; O desembarque será na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), esquina com a rua Joel Carlos Borges.