Novo Hemonúcleo de Taubaté amplia em 60% oferta de sangue

Nova unidade terá capacidade para coletar e ofertar 1.600 bolsas de sangue mensalmente; serviço atende 25 agências da região

sex, 18/08/2017 - 12h01 | Do Portal do Governo

A região do Vale do Paraíba acaba de ganhar um novo Hemonúcleo em Taubaté. O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira (18) o prédio reestruturado , que tem capacidade para coletar 60% mais bolsas de sangue para abastecer a região.

“Sangue é vida. As instalações ficaram ótimas. O governo investiu R$ 1,6 milhão de reais na renovação do prédio, novos equipamentos, um dos mais modernos”, comemorou o governador.

A partir de agora, 1.600 coletas de sangue poderão ser disponibilizadas mensalmente para 25 unidades do Vale do Paraíba, que abrangem 11 Agências Transfusionais tipo I (instaladas em hospitais) e 14 Agências Transfusionais tipo II (atendimento à distância).

“Quero destacar e agradecer aqui todos os doadores de sangue. Vai ser feito o processamento do sangue, estoque do sangue e a distribuição do sangue para toda a região. Parabéns à região, que vai ter um serviço dos mais modernos em excelência”, afirmou Alckmin.

As mudanças incluem adaptações na estrutura física. O prédio possui dois andares, 39 salas e é dividido em recepção, áreas de atendimento a pacientes, doadores, laboratório e setor administrativo.

Foram realizadas adequações elétricas e hidráulicas, incluindo a aquisição de gerador, além da compra de mobiliários e equipamentos específicos de atividade hemoterápica e informática. O imóvel também possui uma área de estacionamento própria para os pacientes e funcionários do serviço.

Atualmente, cerca de 30 profissionais trabalham no local para garantir o atendimento regional. Eles foram treinados pelo Hemocentro de Ribeirão Preto. A nova unidade tem plena condição de atender serviços de transfusões ambulatoriais, procedimentos de sangria terapêutica, atendimento ambulatorial a pessoas portadoras de doença falciforme e de distúrbios hereditários da coagulação.

Além disso, o núcleo também contará com um laboratório de imuno-hematologia especializada com condições de fornecer suporte técnico para resolução dos casos transfusionais dos complexos de Taubaté e região.

O horário de funcionamento do serviço também foi ampliado neste mês, com atendimento aos sábados. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. O serviço é gerido pela USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto e está localizado na Avenida Inglaterra, nº 190, Jardim das Nações, em Taubaté.

Confira aqui outros postos de coleta e quais os requisitos necessários para ser um doador