Novo AME Mais Taquaritinga beneficia moradores da região de Araraquara

Inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin, unidade promete ser referência em atendimento médico especializado em 10 cidades da região

ter, 14/11/2017 - 14h07 | Do Portal do Governo

Foi inaugurado nesta terça-feira (14) o AME Mais Taquaritinga. Com investimento de R$ 11 milhões, a nova unidade do Ambulatório Médico de Especialidades foi viabilizada pela Secretaria de Estado da Saúde e serve como referência de atendimento em 31 especialidades médicas e de outras áreas específicas para 10 municípios da região de Araraquara.

“O AME Mais Taquaritinga não é apenas para exame clínico, mas também um AME cirúrgico, com anestesista, centro cirúrgico e hospital-dia. Hoje há muitas cirurgias em que você pode operar de manhã e, à noite, já estar em casa. Esse tipo de cirurgia vai ser possível fazer aqui também no AME”, disse o governador Geraldo Alckmin durante a inauguração da unidade de número 57 do Estado.

Sob administração da Irmandade Santa Casa de Franca, o AME Mais Taquaritinga oferece 23 especialidades médicas, entre as quais as de cardiologia, dermatologia, ginecologia, neurologia e ortopedia, e mais em oito áreas específicas como serviço social, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Alckmin disse que gratuidade na saúde é um direito do cidadão, previsto na Constituição brasileira. “Cabe aos governos garantirem esse direito”, disse o governador. “Quando as pessoas pagam impostos, elas já estão pagando para receber os serviços pelo SUS, desde a vacina gratuita até os transplantes. A rede municipal primária é da Prefeitura, de UBSs, e nós temos uma rede secundária que são os AMEs, e mais 93 hospitais do Estado. Os grandes hospitais do Brasil estão em São Paulo”, completou.

Os serviços médicos serão implantados gradativamente. Em plena capacidade, estima-se que a unidade poderá realizar mensalmente até 8,7 mil consultas médicas, 985 consultas nas demais áreas, 6,8 mil diagnósticos e 370 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.

O prédio de 2.686,92 m² possui 20 consultórios, 19 salas para exame, duas salas para curativos, espaços para medicação, enfermagem, entre outras dependências, incluindo um centro cirúrgico com capacidade para procedimentos, como cirurgias de catarata, biópsia, colonoscopia e outros.

O novo AME vai atender a população dos municípios da região, como Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Ibitinga, Itápolis, Matão, Nova Europa, Santa Ernestina, Tabatinga e Taquaritinga, estimada em 300 mil pessoas.

A unidade vai receber pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde destes municípios, mediante agendamento das consultas feito por sistema informatizado da Secretaria de Estado da Saúde.

A região central do Estado, onde está localizado o novo AME, conta ainda com os serviços da unidade AME de Américo Brasiliense e em breve com o AME São Carlos, que está em fase final de construção.