Novembro Azul: Hospital do Homem tem mutirão aos sábados

Centro de Referência atende, nos dias 11 e 25/11, pacientes de UBS e AMAS para consultas e diagnóstico de câncer da próstata

sáb, 11/11/2017 - 8h46 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, promove neste sábado (11)  e no próximo, 25 de novembro, mutirão de atendimento e diagnóstico do câncer da próstata.

A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul de alerta sobre a necessidade de prevenção do câncer da próstata. O “Hospital do Homem”, como é mais conhecida a unidade gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), espera promover 500 consultas a mais do que as 4.500 realizadas todos os meses.

Os pacientes vão ser encaminhados pela Central de Vagas Estadual (Cross), que recebe pedidos de consulta especializada em urologia das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAS) municipais.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens no país, depois do câncer de pele. No Estado de São Paulo são diagnosticados 12 mil novos casos por ano. No Brasil, o número sobe para 60 mil e o de mortes alcança 17 mil.

A importância do diagnóstico precoce
A doença afeta principalmente os homens de mais idade, acima dos 50 anos. Quanto mais cedo for diagnosticado o tumor, maiores são as chances de cura. Por isso, a importância dos exames e campanhas de prevenção. O preconceito em relação ao exame de toque retal, a forma mais precisa de diagnóstico, tem sido o principal responsável pelo aumento no número de casos.

O Hospital do Homem conta com o Hifu, aparelho de cirurgia não invasiva de câncer de próstata. É o equipamento mais moderno do país e o único em operação pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Já foram realizados 100 procedimentos com o aparelho, desde a sua instalação na unidade em maio deste ano.

Em comparação com a cirurgia convencional, o equipamento reduz significativamente os efeitos colaterais, como a impotência, incontinência urinária e infecções. Há ganhos também em economia de R$ 8 mil por procedimento realizado.

Novembro Azul
Entre os dias 6 e 10 deste mês, o Hospital do Homem promoveu, dentro da campanha Novembro Azul, uma ação de conscientização de funcionários e pacientes sobre o câncer de próstata. Profissionais de beleza e cuidados estéticos ofereceram corte de cabelo, barba, cuidados com unhas e mãos, e limpeza de pele. Ao mesmo tempo, a equipe médica orientou os participantes sobre cuidados de saúde do homem, necessidades de exames periódicos, boa alimentação e estilo de vida.