Nova série da #CulturaEmCasa faz tour por 25 museus de São Paulo

Primeiro episódio apresenta o Museu das Culturas Indígenas, no dia 19 de abril; plataforma celebra três anos no dia 21

sáb, 15/04/2023 - 8h26 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de bater recorde na produção de originais este ano, a #CulturaEmCasa lança mais uma série inédita. Em 19 de abril, Dia dos Povos Originários, a plataforma apresenta a primeira temporada de “Por dentro dos museus”.

O primeiro episódio vai apresentar o Museu das Culturas Indígenas – inaugurado em junho do ano passado. A série vai contemplar todos os museus do governo de São Paulo e a expectativa é que alcance a marca de 25 episódios. “Por dentro dos museus”, com produção da equipe de audiovisual da Amigos da Arte, também integra as atividades de celebração do aniversário de três anos da plataforma, comemorado em 21 de abril.

“A série foi pensada de forma a abranger todos os museus ligados ao governo paulista, e o tema surgiu essencialmente em função do foco na democratização da cultura que temos na Amigos Arte, o objetivo é que esses equipamentos museológicos incríveis e de padrão internacional estejam acessíveis também de forma remota, e que suas obras e atividades ecoem para todos os lugares e cidadãos do mundo”, explica Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora da plataforma.

Iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo, a #CulturaEmCasa é a maior plataforma de streaming gratuita da América Latina, com cerca de cinco mil conteúdos e mais de 8 milhões de visualizações em 166 países.

A apresentação de todos os episódios ficará por conta de Vivi Villanova, youtuber de um dos principais canais brasileiros de arte, conhecido como vivieuvi. Durante a série, Vivi vai dar informações sobre os museus, as obras, exposições e movimentos artísticos.

A série terá quatro temporadas. Além do Museu das Culturas Indígenas, a primeira está fechada com os seguintes equipamentos:  Museu da Língua Portuguesa (5/5), MIS (18/5), Museu do Café (24/5), Museu da Imigração (25/6) e Pinacoteca (28/6). Já estão confirmados para a segunda temporada, o Museu de Arte Sacra, a Pina Contemporânea, a Estação Pinacoteca, a Casa Guilherme de Almeida. O Museu do Ipiranga e o Memorial da Resistência também devem integrar a temporada 2 da série.

Devem participar da terceira temporada da série, os museus Casa Mário de Andrade, Catavento, Museu das Favelas, Museu Afro Brasil, Felícia Leirner/ Claudio Santoro de Campos do Jordão e, por fim, o Museu Casa de Portinari, situado em Brodowski, interior paulista. Ainda não foram definidos os equipamentos participantes da última temporada.

“Por dentro dos museus” é o oitavo lançamento do Originais “CulturaEmCasa de 2023. Antes, vieram “Alguma coisa acontece no meu coração”, “Outras Vanguardas – o filme”, a série “APL – Associação Paulista de Letras”, “Novo Museu do Ipiranga”, “Cornucópia Desvairada + Obscênicas”, “Mulheres do Bixiga”, e o show inédito “Ekena e Lazuli”.

A plataforma #CulturaEmCasa, desde que foi lançada em 2020, reúne um acervo de mais de cinco mil conteúdos (em 13 linguagens artísticas) e, este mês, superou a marca de oito milhões de visualizações. “São números que comprovam que estávamos no caminho certo quando pensamos em trabalhar uma plataforma pública e gratuita, com conteúdo em linguagens diferentes que nenhuma outra plataforma oferece, como Ópera, Dança, Cultura Popular, Circo, Literatura”, afirma Danielle.

Programação de abril

No dia 21 de abril a #CulturaEmCasa completa três anos com uma grande festa em comemoração ao aniversário da plataforma, a maior da América Latina. “A comemoração vai acontecer no Teatro Sérgio Cardoso, com a apresentação do Prêmio Melhores #CulturaEmCasa, que será gratuita e aberta ao público”, completa a diretora-geral da Amigos da Arte.

A peça “Depois do Silêncio” entra em cartaz dia 27 de abril, na comemoração ao Dia Nacional da Libras. A obra é baseada na vida de Helen Keller (1880-1968), que perde a visão e audição ainda na infância e vive em um mundo totalmente apartado até que conhece a professora Anne Sullivan.

Além de contribuir para a reflexão sobre a temática da acessibilidade e visibilidade das pessoas com deficiência, a peça também é um exemplo de inclusão a partir do encontro de atrizes ouvintes e surdas em cena. A montagem é bilíngue, encenada em português e em libras pelas próprias atrizes, sem a necessidade de um intérprete externo.

Para finalizar as estreias do mês, o Especial Jazz Sinfônica celebra o Dia Internacional do Jazz em 30 de abril a partir do meio-dia. O visitante terá acesso a uma hotpage especial que comemora o jazz na #CulturaEmCasa com espetáculos de Roberta Sá, Vanessa Moreno, Lenine, Carlinhos Brown, Diogo Nogueira, Fafá de Belém, em um passeio pela trajetória e performance desses e outros artistas.

Acesse todo o conteúdo da plataforma – www.culturaemcasa.com.br.

Sobre a #CulturaEmCasa

Com cerca de cinco mil conteúdos e mais de oito milhões de visualizações, a plataforma #CulturaEmCasa comemora três anos de lançamento no próximo dia 21 de abril. Durante o período, reuniu um acervo diverso, com 13 linguagens “Cinema”, “Circo”, “Conteúdos Acessíveis” “Cultura Popular”, “Dança”, “Gastronomia”, “Humor”, “Infantil”, “Literatura”, “Museus”, “Música”, “Ópera” e “Teatro”. A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura é a responsável pela gestão da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa em parceria com o governo do Estado de São Paulo.

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.