Nova edição da Festa do Imigrante oferece atrações para toda a família

Evento começa no próximo domingo (4) e conta com apresentações de mais de 50 países; celebração será realizada em três datas

qui, 01/06/2017 - 15h28 | Do Portal do Governo

Realizada pelo Museu da Imigração, a tradicional Festa do Imigrante chega à 22ª edição. O evento, promovido pela instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, homenageia a história de mais de 50 nacionalidades.

A iniciativa tem o objetivo de resgatar a herança das comunidades de imigrantes e descendentes que compõem a identidade de São Paulo. Em 2017, a festa acontece nos dias 4, 10 e 11 de junho, com uma vasta programação de gastronomia, artesanato, dança e música, entre outras atividades para toda a família.

Mais de 22 mil pessoas participaram da edição anterior, o que confirma a consolidação do evento no calendário cultural da capital paulista. A celebração ocorre no complexo de prédios onde funcionava a antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás. Atualmente, o local abriga o Museu da Imigração.

Memória
A homenagem também assume o papel de propagar a memória de mais de 2,5 milhões de pessoas que chegaram a São Paulo desde o fim do século XIX. Em três dias, a Festa do Imigrante contará com a participação de 44 expositores de alimentação, 32 estandes de artesanato e 45 grupos de dança e música.

Por meio das atrações, o público poderá entrar em contato com a cultura de várias partes do mundo, em atividades que envolvem manifestações artísticas variadas. Entre elas, estão os workshops de dança, com iniciação a diversos ritmos estrangeiros, como polca paraguaia, danças coreanas, russas e gregas. As oficinas de artesanato ensinarão os visitantes a fazer, por exemplo, origamis, marguciai (pintura em ovos típica da Lituânia) e bordado da Madeira.

Diversidade
Um dos destaques da iniciativa é o projeto “Sabor Paulista”, da Rede Globo, que valoriza a diversidade gastronômica de São Paulo e oferece oficinas abertas de culinária, ministradas pelas comunidades de imigrantes. Nessa programação, o preparo de várias receitas típicas será apresentado para o público, que poderá participar gratuitamente.

Para as crianças e adolescentes, a festa terá um ambiente reservado à recreação, com jogos e brincadeiras. Os jovens também podem aproveitar o espaço “Faz e Conta”, no qual serão oferecidas contações de histórias do mundo, conduzidas pelos grupos “Teatro por um triz”, “Agrupamento teatral” e “Lili Flor & Paulo Pixu”. As apresentações abordam contos da cultura de diversos países e acontecerão nos três dias de evento, sempre às 12 e às 15h.