Notas de estudantes das Etecs evoluem na prova do Saresp 2022

Alunos do terceiro ano do Ensino Médio obtiveram índices em português e matemática acima da pontuação alcançada na avaliação de 2021

qua, 08/02/2023 - 18h20 | Do Portal do Governo

Alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) mais uma vez se destacaram no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), cuja prova foi aplicada em novembro de 2022.

Os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio das Etecs obtiveram média de 312,9 em língua portuguesa e de 316,6 em matemática, índices que estão acima da pontuação alcançada na avaliação de 2021 – 309,8 e 315,5, respectivamente. A novidade desta edição foi a inclusão de ciências da natureza (média de 325,9 entre os etecanos). Ao todo, mais de 27 mil alunos de 219 Etecs foram avaliados.

A média de proficiência das Escolas Técnicas em língua portuguesa e ciências da natureza superou a das escolas da rede particular, com 306,9 e 321, respectivamente.

De acordo com o Saresp, a maioria dos estudantes das Etecs avaliados tem nível de proficiência considerado suficiente para o Ensino Médio: 90,1% estão nos níveis básico, adequado ou avançado em língua portuguesa, 80,6% em matemática e 81,7% em ciências da natureza.

O Saresp é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista. As informações servem para orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios.

As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.