No Dia de Mobilização Pelo Uso Consciente da Água, Sabesp promove ações

Campanha #eucuidodaágua chama a atenção da sociedade para importância deste recurso tão precioso; data é celebrada neste sábado (28)

sex, 27/08/2021 - 19h45 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de engajar a sociedade no uso consciente da água, a Sabesp realiza o Dia de Mobilização pelo Uso Consciente da Água neste sábado (28): último final de semana de agosto, mês mais seco do ano, e também em meio à forte estiagem que atinge não só o Estado de São Paulo como também outras regiões do Brasil. A Companhia mobilizará colaboradores, clientes e a população em geral com ações para disseminar práticas de economia de água no dia a dia.

O hotsite www.sabesp.com.br/eucuidodaagua foi criado para marcar essa mobilização e reúne informações em torno do assunto. As ações de mobilização ocorrerão nas regiões atendidas pela Sabesp no Estado e não se encerram neste sábado, com iniciativas contínuas.

“Estamos passando por um período de estiagem severa, com pouca chuva, e isso afeta todo o meio ambiente, facilita ocorrência de incêndios, reduz nossas reservas para abastecimento da população. Por isso, para garantir equilíbrio do meio ambiente e o abastecimento humano a médio e longo prazo, convidamos todos neste sábado dia 28 de agosto para um dia da mobilização pelo uso consciente da água. Objetivo é conscientizar a todos que o cuidado com o meio ambiente começa em casa. Começa usando a água, que é um recurso vital, com parcimônia e racionalidade”, ressalta o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.

Nas redes sociais, a Sabesp vai compartilhar vídeos e posts que vão trazer dicas e também falar da importância do cuidado com a água de forma permanente. Para gerar engajamento, todas as postagens terão a #eucuidodaágua.

Em pontos da capital serão distribuídos cartazes, adesivos, gibis e faixas com o tema. A ação de conscientização também acontecerá na área atendida pela Sabesp nas regiões de Franca, Baixada Santista, Litoral Norte, Itapetininga, Botucatu, Presidente Prudente, Itatiba e Vale do Ribeira. Aproximadamente 30 mil materiais informativos serão disponibilizados.

No Parque Cangaíba, na zona Leste, e na Ciclovia Rio Pinheiros (próximo ao Café da Margem), um totem para a população tirar selfies gratuitamente terá um fundo de tela com a temática da conscientização, reforçando o engajamento.

Um dos mais emblemáticos bairros da zona Norte de São Paulo, a Freguesia do Ó faz aniversário de 441 anos em 29 de agosto e a Sabesp participa da programação organizada pela Prefeitura neste sábado (28). No Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, o totem para fotos também estará instalado junto a uma Agência Móvel da Sabesp para atendimento a clientes.

A Sabesp engajou empresas e parceiros nesta importante mobilização. Na zona Sul, na Estação Socioambiental Zavuvus, a programação estará voltada à conscientização de crianças, incluindo roda de leitura. Essa estação é parte do trabalho socioambiental realizado pela Sabesp e suas empresas contratadas no programa Novo Rio Pinheiros, que visa despoluir o rio até o final de 2022. No local, além do destaque ao uso consciente da água neste dia 28, há também informações permanentes sobre as obras para ampliar coleta e tratamento de esgoto que foram realizadas na região do córrego Zavuvus, que deságua no Pinheiros, e os impactos da poluição no meio ambiente.

Ainda no âmbito do Novo Rio Pinheiros, as Unidades Móveis que percorrem bairros para conscientização da população estarão focadas neste sábado em informar sobre uso consciente da água. Os veículos estarão nas sub-bacias do Jaguaré, Cidade Jardim-Morumbi, Águas Espraiadas e Cordeiro, na capital; na sub-bacia do Alto Pirajussara, em Embu das Artes; e na do Baixo Pirajussara, em Taboão da Serra. Nas sub-bacias do Cachoeira e Pedreira-Olaria haverá atividades com crianças, e nas sub-bacias Pirajussara-Antonico, Santo Amaro, Ponte Baixa e Pirajussara-Taboão o foco serão comerciantes locais.

Com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a Sabesp firmou parceria para disseminar de maneira contínua as boas práticas de uso da água entre os associados e, consequentemente, entre o público dos estabelecimentos. E com a Cohab, a parceria visa reforçar a conscientização dos moradores dos condomínios.

A campanha de conscientização vai ser feita ainda nas Unidades Básicas de Saúde da capital. Em UBSs das regiões de M’Boi Mirim, Campo Limpo, Santo Amaro, Cidade Ademar, Jabaquara, Vila Mariana, Lapa, Pinheiros e Butantan, a Sabesp fixará cartazes informativos sobre a importância da água.