Neste sábado, SP tem novo ‘Dia D’ de vacinação contra febre amarela

Reta final da campanha terá 900 postos abertos, incluindo mais de 150 postos volantes no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista

sex, 16/02/2018 - 18h41 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Campanha visa imunizar 9,2 milhões de pessoas ainda não vacinadas, em 54 cidades do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza neste sábado (17) mais um “Dia D” da campanha de vacinação contra febre amarela em SP, na data de encerramento da campanha.

Cerca de 900 postos estarão abertos, incluindo mais de 150 postos volantes montados nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista. A estratégia conta com suporte de quase 12 mil profissionais e mais de 400 veículos.

A campanha começou em 25 de janeiro e visa imunizar 9,2 milhões de pessoas ainda não vacinadas, em 54 cidades. Segundo balanço da Secretaria baseado nos dados informados pelos municípios, 3.073.338 pessoas foram vacinadas desde o dia 25.

Desse total, 2.950.915 paulistas receberam a dose fracionada, que representa 96% do público imunizado. Outras 122.423 pessoas receberam  a dose padrão, destinada a grupos específicos (mais informações abaixo).

Os 53 municípios e distritos da cidade de São Paulo foram definidos por critérios epidemiológicos após análises técnicas e de campo feitas pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica/Divisão de Zoonoses) e Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) em locais de concentração de mata.

“Convocamos todos os moradores das 54 cidades abrangidas da campanha que ainda não se vacinaram a procurarem os postos neste ‘Dia D’, 17 de fevereiro, quando as unidades estarão em funcionamento num esquema especial, com apoio dos municípios. A imunização é a principal forma de proteger a população contra a febre amarela”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

A campanha está sendo realizada com dose fracionada da vacina, conforme diretriz do Ministério da Saúde. O frasco convencionalmente utilizado na rede pública poderá ser subdividido em até cinco partes, sendo aplicado assim 0,1 mL da vacina.

Estudos evidenciam que a vacina fracionada tem eficácia comprovada de pelo menos oito anos. Estudos em andamento continuarão a avaliar a proteção posterior a esse período. As carteiras de vacinação terão um selo especial para informar que a dose aplicada foi a fracionada.

Cerca de 6,9 milhões de doses da vacina fracionada serão disponibilizadas para as pessoas ainda não imunizadas que residem nos locais definidos pela campanha. A campanha também prevê a oferta de 2,3 milhões de doses padrão, que serão disponibilizadas para crianças com idade entre nove meses e dois anos incompletos, pessoas que viajarão para países com exigência da vacina e grávidas residentes em áreas de risco.

Deverão consultar o médico sobre a necessidade da vacina os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e de doença falciforme.

Não há indicação de imunização para grávidas que morem em locais sem recomendação para vacina, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (como por exemplo Lúpus e Artrite Reumatoide). Em caso de dúvida, é fundamental consultar o médico.

Desde o início de 2016 a Secretaria intensificou as ações de enfrentamento da febre amarela no Estado, por meio de monitoramento dos corredores ecológicos, vigilância epidemiológica e vacinação. Somente em 2017 foram imunizadas no Estado 7 milhões de pessoas, o que representa praticamente o dobro do número de doses aplicadas nos dez anos anteriores.

As áreas com indicação da vacina foram gradativamente ampliadas, a partir do monitoramento dos corredores ecológicos, abrangendo atualmente 575 dos 645 municípios paulistas.

Com relação aos casos relacionados à doença, desde 2017, 53,9% das infecções por febre amarela foram contraídas em Mairiporã e 16,8% em Atibaia.