Negociação entre Governo de SP e Naturgy suspende corte de gás na região de Sorocaba

Medida irá beneficiar 90 mil clientes dos segmentos residencial e comercial, incluindo os serviços médico-hospitalares

seg, 30/03/2020 - 13h47 | Do Portal do Governo

Coletiva de Imprensa Coronavírus

resumo em 3 tópicos

  • Iniciativa passou a valer nesta semana e também contempla residências, pequenos comércios
  • Essa é a terceira concessionária que adere à solicitação do Governo do Estado
  • Durante o período, as indústrias terão o consumo mínimo obrigatório suspenso

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (30) a suspensão do corte de abastecimento de gás da empresa Naturgy até 31 de maio, durante a pandemia do novo coronavírus, causador da doença COVID-19. O acordo vai beneficiar quase 90 mil clientes da concessionária que atende a região de Sorocaba.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
Saiba quais as medidas do Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Já havíamos feito isso com a Comgás e com a GasBrasiliano e agora com esta nova empresa, que entra nessa rede de solidariedade que atinge mais de 2 milhões de clientes de gás natural no Estado de São Paulo”, disse Doria.

A medida passou a valer nesta semana e contempla residências, pequenos comércios (até 500 metros cúbicos), além de serviços médico-hospitalares. Durante o mesmo período, as indústrias terão o consumo mínimo obrigatório (take or pay) suspenso. Essa é a terceira concessionária que adere à solicitação do Governo do Estado.

Deliberação da Arsesp

A deliberação da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) que padroniza as medidas foi publicada na sexta-feira (27), após negociação entre a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), a agência reguladora e as empresas Comgás, GasBrasiliano e Naturgy, que se mostraram solidárias ao pedido do Governo de São Paulo neste período de pandemia.

Cerca de 2,1 milhões de clientes serão beneficiados em todo o Estado, dos quais 240 hospitais entre públicos e particulares. A regra vale para consumidores residenciais e pequenos comércios que consomem até 500 metros cúbicos por mês, conforme a média do primeiro bimestre deste ano, além de equipamentos de saúde. A norma prevê ainda a possibilidade de suspensão da cobrança do volume mínimo de gás contratado e não retirado (take or pay) pelas indústrias atendidas pela Comgás, Naturgy e a GasBrasiliano.

YouTube: http://www.youtube.com/governosp
Facebook: https://www.facebook.com/governosp
Vimeo: http://www.vimeo.com/governosp
Mixlr: http://mixlr.com/governosp
Twitter: https://twitter.com/governosp
Linkedin: linkedin.com/company/governosp
Instagram: instagram.com/governosp