Zona leste: maior piscinão da cidade vai beneficiar 1 milhão de pessoas

Localizado ao lado do rio Tamanduateí, sistema irá minimizar efeitos de enchentes nos bairros Vila Prudente e Mooca, zona leste da capital

qua, 01/02/2017 - 12h27 | Do Portal do Governo

Os moradores da região que abrange a zona leste da capital paulista acabam de ganhar mais uma estrutura para ajudar a minimizar o efeito das chuvas. O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira (1) o piscinão Guamiranga, o maior da cidade, com capacidade para acumular 850 milhões de litros.

Localizado ao lado do rio Tamanduateí, o piscinão contribuirá para reduzir o risco de inundações no trecho a jusante (ou seja, o fluxo normal da água, de um ponto mais alto para um ponto mais baixo), especialmente nos bairros da Vila Prudente e Mooca, com reflexos em todos os bairros abaixo, até o centro da cidade, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas.

O piscinão funciona quando a água do Rio Tamanduateí sobe muito. As comportas são abertas e reserva a água. Quando passa a tempestade, a água é devolvida ao Tamanduateí por um sistema de bombeamento e o reservatório fica vazio de novo esperando a nova chuva”, explicou o governador.

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) já construiu, ao todo, sete piscinões na capital paulista, totalizando uma capacidade de reservação de 2 milhões de metros cúbicos de água das chuvas.