Na Sé, “Estação Memória” celebra os 50 anos do Metrô

Instalação que conta a história do primeiro Metrô do Brasil por meio de fotos, objetos e vídeos históricos ficará dois anos em exposição

ter, 06/11/2018 - 12h01 | Do Portal do Governo

No ano em que a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP comemora os cinquenta anos de sua fundação, será inaugurada nesta quarta-feira (7) a “Estação Memória”, na estação Sé, com a história do primeiro Metrô do Brasil contada por meio de painéis, totens e telas interativas.

A mais central e movimentada de todas as estações de metrô, a Sé recebe um túnel de 40 metros em que o usuário poderá conhecer a evolução tecnológica do sistema de transporte mais usado pelos paulistanos, atualmente um dos mais modernos do mundo.

No túnel, o visitante poderá também viajar ao passado por meio de fotos, objetos e vídeos históricos organizados em três módulos: “A cidade antes do Metrô”, “Saindo do papel” e “A todo vapor”. Em cada um deles foram abordados temas como tecnologia, infraestrutura, cultura, transformações urbanas, atendimento aos usuários e a importância dos funcionários.

Informações e imagens que mostram a complexidade das obras de expansão estarão expostas pelo ambiente. A exposição ficará aberta ao público por dois anos, sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

O visitante poderá ainda experimentar a sensação de estar na cabine e operar um dos trens da primeira frota usada pelo Metrô: o A35. Uma reprodução da cabine do trem em tamanho real foi montada no mezanino da Estação Sé e, ao longo da exposição, terá um painel no qual será possível simular a operação do trem.

Durante a visita na “Estação Memória”, os usuários ainda poderão conhecer a maquete da rede atual, que identifica as estações de metrô inseridas na escala da cidade.

Curiosidades

O sistema metroviário paulista conta hoje com 6 linhas, 96 quilômetros de extensão (com 415 mil metros de trilhos) e 84 estações, todas obras construídas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo. Desde sua inauguração, o Metrô já transportou 28 bilhões de passageiros.

Este número é 135 vezes a população do Brasil ou 3,7 vezes a população da Terra. Ao longo desses anos, foram percorridos mais de 500 milhões de quilômetros pelos trens do Metrô, o que representa 1.298 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Diariamente, são realizadas 3,8 mil viagens programadas, 3 milhões de abertura e fechamento de portas e percorridos 64,6 mil quilômetros para transportar os 3,7 milhões passageiros nas linhas operadas pela Companhia do Metrô.