Na praia, é mais saudável levar alimentos de casa

Evite frituras e opte por alimentos como frutas ricas em água

qua, 04/01/2017 - 16h02 | Do Portal do Governo

No verão, nada como esticar um tempo a mais na praia. Nessas ocasiões, bate aquela fome e é comum a gente recorrer aos vendedores ambulantes. Mas, atenção: cuidado com o que você come. Alguns alimentos podem colocar a sua saúde em risco, devido à areia e o calor.

A nutricionista Etelma Souza, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, aconselha a trazer de casa os alimentos que você for consumir, acondicionados em frasqueiras térmicas. Os melhores são os alimentos mais frescos e que contribuam para a hidratação do corpo.

Confira as dicas da nutricionista:

– Evite alimentos gordurosos (com creme, maionese, presunto, salchiça, linguiça, bacon e outros).

– Mantenha em frasqueiras térmicas os alimentos proteicos como iogurtes e bebidas lácteas.

– Abuse de frutas ricas em água e nutrientes como a maçã, pera, melancia, melão, abacaxi, ameixa, uva, mexerica (que podem ser divididas em porções ou em potinhos e guardadas em caixa de isopor com gelo para mantê-las frescas).

– Opte por manter garrifinhas térmicas com sucos naturais de frutas como melancia, melão ou chás gelados, água de coco e água mineral.

– Biscoitos água e sal ou integrais, torradinhas, pães suecos com gergelin, granola salgada são boas opções para saciar a fome, por serem ricos em carboidratos. Evite salgadinhos de pacote que contém muito sódio, gordura e corantes ou frituras vendidas na praia, sem o devido acondicionamento.

– Se quiser algo mais saudável, cortar palitos de cenoura ou cenoura baby, pedacinhos de coco, frutas secas como ameixas, damasco, banana-passa, uva-passa e maçã desidratada.

#OperaçãoVerãoSP

Do Portal do Governo do Estado