Zoológico de São Paulo trabalha preservação das espécies

Jornal da Tarde - Quarta-feira, dia 11 de outubro de 2006

qua, 11/10/2006 - 10h44 | Do Portal do Governo

Guilherme Domenichelli

Muitas pessoas imaginam um zoológico apenas como um local agradável, cercado de natureza e diversos animais em exposição. Hoje, zoológicos modernos trabalham em atividades diversas, como a reprodução de espécies ameaçadas, pesquisa científica e na educação ambiental.

Dentro dessa idéia, o Zoológico de São Paulo vem apresentando novidades para o público, sempre abordando a preservação do meio ambiente, as espécies ameaçadas de extinção, curiosidades e os mitos que cercam certos animais, principalmente as serpentes. As apresentações são realizadas em horários específicos e em diversos locais do parque: no recinto dos leões-marinhos treinados, com as cobras, os pingüins e também com o “Zôo Móvel”, um carrinho contendo crânios de girafa, zebra, leão, tigre, cobra, jacaré, ovos diversos de répteis e aves, penas variadas, etc.

Com o “Zôo Móvel”, monitores treinados conversam com os visitantes, que poderão tocar nestas peças sentindo a textura e aprendendo um pouco mais sobre a natureza e os animais. Os mais curiosos são as crianças, que sempre querem tocar no crânio do leão e do tigre, sentindo os poderosos dentes destes grande s caçadores.

Outros animais, que por incrível que pareça as crianças não têm medo, são as cobras, que podem ser tocadas após a apresentação didática realizada pelos monitores do zôo. A curiosidade supera o medo, fazendo com que muitos adultos fiquem envergonhados !

Biólogo